Início » Brasil ocupa 60º lugar no Índice de Competitividade 2023
Notícias Corporativas

Brasil ocupa 60º lugar no Índice de Competitividade 2023

A lista é composta por 64 países. Em relação a 2022, na lista geral, o país perdeu uma posição. Em relação aos negócios, o país ocupa posição ainda mais baixa. Especialista em Tecnologia da Informação analisa metodologia que pode garantir mais eficiência e gerar mais valor para empresas brasileiras que querem ser mais competitivas

O Brasil perdeu uma posição e, neste ano, ocupa o 60º lugar no Índice de Competitividade Global 2023, medido pelo Centro Mundial de Competitividade, que organiza o ranking há 35 anos. A lista é composta por 64 países e o país ficou à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. Nas primeiras posições entre as 64 economias avaliadas estão a Dinamarca (1ª), Irlanda (2ª) e Suíça (3ª).

Em relação à performance na economia, o Brasil ocupa uma posição melhor, a 41ª, ficando à frente de países como Portugal (42ª), Itália (44ª) e Islândia (45ª). No que se refere à eficiência nos negócios, o país, que em 2020 chegou a ocupar 47ª posição, neste ano ficou na 61ª, ficando atrás dos vizinhos Venezuela (60ª) e Colômbia (59ª). Nas três últimas posições ficaram a Bulgária (62ª), Argentina (63ª) e Mongólia (64ª).

Desde a pandemia da Covid-19, vários estudos vêm demonstrando que as empresas vêm aumentando investimentos em tecnologia com o objetivo de garantir mais competitividade aos negócios. Segundo a pesquisa Agenda 2023, da Deloitte, os investimentos em tecnologia aumentaram especialmente por conta da necessidade do teletrabalho e seus desdobramentos, como os investimentos infraestrutura tecnológica, atendimento ao cliente, gestão de documentos, intranet da empresa, canais de venda e pagamento, gestão de CRM (ferramentas de relacionamento com clientes) e site.

Ainda em relação à maior eficiência e competitivamente, o investimento em metodologias ágeis podem garantir maior valor e diferenciação ao negócio, como explica o especialista em Tecnologia da Informação (TI), Daniel Martins de Oliveira. Segundo ele, no cenário corporativo atual, a busca por metodologias que promovam agilidade, eficiência e comunicação clara tem sido uma constante. Entre essas metodologias, ele destaca o framework scrum como uma opção que pode ser usada por empresas de qualquer setor.

“O framework é uma estrutura utilizada para direcionar as empresas na entrega de produtos ou serviços e pode ser adaptável para um objetivo específico. E por meio do framework scrum a empresa terá um processo mais claro e adaptado, além de entregas constantes contendo incrementos do produto para o mercado”, destaca.

Na prática, o scrum representa uma evolução em relação à estrutura tradicional. Segundo Oliveira, nesta estrutura, normalmente o produto é trabalhado na demanda por partes: análise, documentação, desenvolvimento, testes e 100% do que foi solicitado será enviado ao mercado sendo que durante essas etapas podem ocorrer diversas alterações, levando com que algum ponto fique obsoleto.

“É aí que o framework scrum entra, para tentar solucionar alguma dessas lacunas existentes na estrutura tradicional, entregando incremento de produto de tempos em tempos para o mercado sem a necessidade de aguardar todo o desenvolvimento e o produto ser 100% finalizado”, diz.

Maior adaptabilidade nas entregas dos produtos e maior competitividade para empresas

Com o uso de metodologias ágeis, como o framework scrum, o tempo de desenvolvimento e resposta do mercado ao produto desenvolvido é menor, fazendo com que a empresa possa adaptá-lo mais rapidamente às necessidades dos consumidores.

“O cliente não precisa aguardar muito tempo para que veja uma nova funcionalidade do produto, basta aguardar o que chamamos de sprint, um período de tempo no qual a equipe se dedica a atingir uma meta de incremento ao produto e que pode durar, no máximo, um mês. Com isso, se houver qualquer modificação no mercado que direcione o produto para outro caminho, fica mais fácil a sua adaptação”, explica o especialista em TI. Segundo ele, além desses pontos, a sprint é muito importante para a equipe, pois por meio dela “é possível ter uma previsibilidade, garantindo a inspeção e adaptação do progresso em direção a meta do produto”.

Com 17 anos de experiência na área, Daniel de Oliveira diz que o framework scrum também é usado para melhorar a comunicação entre as equipes de desenvolvimento. Ele explica que um dos pilares desse framework é a clara definição dos papéis da equipe, possibilitando ainda uma comunicação efetiva entre seus membros, com o objetivo final de agregar valor às empresas.

“Acredito que é uma ferramenta essencial para empresas que buscam agilidade, eficiência e comunicação efetiva em seus processos de trabalho. O scrum pode ser aplicado a qualquer tipo de estrutura organizacional, oferecendo um processo mais claro e entregas constantes com incrementos de produto para o mercado”, enfatiza.

Sobre custos de implementação, o especialista diz que é baixo em comparação aos benefícios que a metodologia proporciona. “Tudo o que as empresas terão que fazer é reestruturar a sua equipe e inserir os conceitos do scrum na organização e ter uma pessoa para executar o papel de Scrum Master e Product Owner, além da equipe Scrum se tornem mais proficientes em viver cinco valores: compromisso, foco, abertura, respeito e coragem”, conclui.