Início » Shake para emagrecer funciona?
Saúde

Shake para emagrecer funciona?

Você já deve ter ouvido falar nos famosos shakes proteicos. Conhecidos pelo nome técnico de substitutos parciais de refeição, eles são uma opção prática, nutritiva, saborosa e versátil para o dia a dia de quem não tem tempo de preparar uma refeição, mas não abre mão de uma alimentação saudável. De acordo com o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife do Brasil, os shakes também são ferramentas muito interessantes para quem precisa emagrecer, já que fornecem uma composição balanceada em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais para substituir uma refeição, com calorias controladas.

“Justamente por possuírem alta densidade nutricional e baixas calorias, os shakes são aliados do controle de peso. Lembrando que, para ser um produto saudável, seguro e considerado um substituto parcial de refeição, o shake precisa estar de acordo com as normas e regras da ANVISA**”, coloca o médico nutrólogo . A seguir, o expert tira as dúvidas sobre os shakes:

1 – Os shakes realmente ajudam no emagrecimento?
Dr. Nataniel: Sim! Para apoiar a perda de peso, o shake pode substituir duas das três refeições principais do dia, por exemplo: café da manhã + jantar ou café da manhã + almoço. Isso porque a estratégia do uso desse alimento para emagrecer é baseada no balanço energético negativo ou “economia de calorias”. “Ao substituir uma refeição principal (café da manhã, almoço ou jantar) com, em média, 600 calorias, por um shake com cerca de 200 calorias, deixam de ser consumidas 400 calorias por refeição, levando ao balanço calórico negativo diário e ao emagrecimento saudável ”, explica o médico nutrólogo.

2 – Eles fazem mal se tomados por muito tempo?
Dr. Nataniel: Não. O shake não deve fazer mal ao ser consumido conforme indicação do fabricante, nas quantidades e preparos ideais. Mas é importante se atentar à marca fabricante para que o produto escolhido seja seguro e adequado. Os shakes da Herbalife, por exemplo, seguem as rigorosas normas da Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e passam por mais de 400 mil testes em laboratórios certificados pelo ISO 17025 para garantir a qualidade e a segurança dos seus produtos.

3 – Shakes só podem ser consumidos por quem quer emagrecer?
Dr. Nataniel: O shake também pode ser usado por pessoas que precisam aumentar a ingestão de nutrientes por terem peso muito baixo mesmo comendo de tudo. Neste caso, ele pode ser introduzido em até dois lanches do cardápio diário (e não substituir refeições), associado a exercício físico. Assim ele agrega uma média de 20 gramas de proteínas por porção preparada, contribuindo para o aumento da massa muscular, além de vitaminas, minerais e calorias necessárias para esse processo acontecer.

4 – Os shakes são uma alimentação balanceada?
Dr. Nataniel: Os shakes que têm a proposta de substituir refeições, como os produzidos pela Herbalife, possuem os nutrientes necessários na composição para oferecer uma opção de refeição saudável e balanceada. Por isso, é uma ferramenta prática para quem não tem tempo para realizar uma refeição equilibrada ou para quem tem excesso de peso e não consegue mudar a alimentação, por exemplo. Ainda são saborosos e possuem uma cremosidade inigualável, com opções inclusive vegetarianas.


O diferencial dos shakes Herbalife
Os shakes Herbalife seguem as rígidas normas da RDC 715/2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e oferecem uma composição balanceada com ingredientes de altíssima qualidade, que fornece proteínas, carboidratos, fibras e gorduras em quantidades equilibradas. Toda a matéria-prima para a formulação dos produtos da marca é fornecida por parceiros comprometidos com o alto padrão de qualidade exigido pela empresa e permitem a rastreabilidade completa desde o plantio, cultivo e colheita. E o preparo do shake é muito fácil! Basta bater na shakeira ou no liquidificador duas colheres e meia de sopa (26 g) do pó de shake com 250 ml de leite semidesnatado ou NutreV, uma bebida vegetal alternativa ao leite comercializada pela Herbalife. Com 46 anos de atuação no mercado de nutrição e presente em mais de 90 mercados, a Herbalife é a marca número 1 no mundo em controle de peso e bem-estar, portanto, é a líder no mercado de shakes com mais de 5 milhões de copos da bebida vendidos por dia no mundo. A multinacional conta com um time de mais de 300 cientistas que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos para garantir a segurança e o respaldo de seus benefícios pela ciência. No Brasil, a marca oferece o produto em mais de dez diferentes sabores. E os consumidores ainda podem contar com o apoio dos distribuidores independentes, que orientam a maneira correta de usar os produtos, além de incentivarem seus clientes a alcançarem sua melhor forma ao proporcionarem a troca de experiências e mantê-los comprometidos com os resultados.
 

Sobre a Herbalife Ltd.

A Herbalife (NYSE: HLF) é uma empresa e comunidade líder em saúde e bem-estar que vem mudando a vida das pessoas com excelentes produtos de nutrição e uma oportunidade de negócios para seus distribuidores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de qualidade, respaldados pela ciência, para consumidores em mais de 90 mercados. Eles são comercializados por distribuidores independentes que oferecem acompanhamento personalizado e uma comunidade de apoio que inspira os clientes a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.

* O shake Herbalife fornece 23 vitaminas e cerca de 202 kcal por porção preparada
**A composição dos substitutos alimentares deve seguir a legislação determinada pela ANVISA (Resolução da Diretoria Colegiada nº715, de 06 de julho de 2022), e deve incluir elementos constituintes de proteínas de origem animal e/ou vegetal próprios para consumo humano e outros ingredientes apropriados para atingir a composição essencial dos alimentos.
***Fonte: Euromonitor International Limited, por Consumer Health ed. 2023, definições de controle de peso e bem-estar; participação % de mercado da companhia global em valor de venda ao consumidor, dados de 2022.