Início » Dia D: Caimi André Araújo intensifica testes para detecção do vírus da hepatite 
Saúde

Dia D: Caimi André Araújo intensifica testes para detecção do vírus da hepatite 

Casos positivos recebem orientação e encaminhados para a rede de apoio e tratamento especializado. 

Em alusão ao Julho Amarelo, que visa conscientizar sobre a prevenção das Hepatites, o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou na manhã desta terça-feira (11/07) uma campanha de prevenção e combate à doença.  

Nas salas de espera, nas dependências da unidade e nos grupos de atividades, os idosos foram informados sobre o que são, como se transmite e quais os cuidados contra o vírus. Também foram estimulados a realizar o teste no Centro de Testagem e Aconselhamento da unidade.  A campanha está sendo realizada por meio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPSHUs).

A coordenadora do NEPSHU do Caimi Dr. André Araújo, Rafiza Sousa, falou da importância da intensificação e fez alerta à população. 

“O Dia D para reforçar os cuidados com as hepatites virais e incentivar os usuários a realizarem a testagem para diagnóstico precoce, assim como tomarem a vacina para prevenção. É uma doença silenciosa que, se não for tratada a tempo, pode causar grandes prejuízos à saúde, como a cirrose ou câncer hepático, podendo até levar à morte”, alerta a coordenadora. 

Até o término da campanha foram realizados 25 testes. Segundo o setor de enfermagem, os usuários que recebem o resultado positivo são encaminhados para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, para realização de tratamento especializado. 

Transmissão 

Nas hepatites virais A e E, a transmissão é fecal-oral e está relacionada às condições de saneamento básico, higiene pessoal, relação sexual desprotegida (boca-ânus) e qualidade da água e dos alimentos. 

Já nas hepatites virais B, C e D, a transmissão ocorre pelo sangue, pelo esperma e por secreção vaginal (via sexual). A transmissão também pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates e acessórios de manicure. Além disso, a gestante com hepatite B ou C pode transmitir a doença para o bebê.