Início » Prefeitura conclui treinamento para ampliar o uso de sistema de monitoramento de casos de tuberculose
Saúde

Prefeitura conclui treinamento para ampliar o uso de sistema de monitoramento de casos de tuberculose

Prefeitura de Manaus concluiu, nesta terça-feira, 11/7, uma agenda de treinamentos de profissionais de saúde de 56 unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com foco na utilização do i-TB, sistema voltado ao monitoramento e controle de casos de tuberculose na capital. Participaram do curso 138 servidores, entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e gestores, divididos em 11 turmas.

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Daniel Sacramento, informa que os profissionais das Unidades de Saúde Familiar (USFs) incluídas no treinamento já devem começar a utilizar o novo sistema para acompanhar e monitorar as pessoas com tuberculose nos territórios de abrangência das unidades.

“O sistema traz ferramentas adicionais para o profissional, com alertas e indicativos que permitem acompanhar o paciente mais de perto, para que ela tenha o atendimento necessário no tempo oportuno e chegue à conclusão do tratamento com a cura”, aponta o gestor.

Conforme a responsável técnica do Núcleo de Controle da Tuberculose, Dinah Cordeiro, o sistema começou a ser utilizado em três unidades de saúde da Semsa, em fase-piloto, e já passou por ajustes e atualizações antes de chegar à versão que está sendo implementada nas 56 USFs compreendidas na nova fase.

“Agora estamos expandindo para essas outras unidades, e os médicos, enfermeiros, gestores que estiverem utilizando podem fazer sugestões também para aprimoramento e atualização dessas versões, para que melhore cada vez mais a utilização e a aplicação no serviço de saúde”, disse Dinah.

Também nesta fase, complementa Daniel Sacramento, serão avaliados os impactos do uso do sistema nas novas unidades, em comparação com outras nas quais a ferramenta não foi implementada, a partir da avaliação dos indicadores relacionados ao controle da tuberculose.

“Assim teremos evidências e informações para que possamos ampliar e melhorar ainda mais o i-TB, e futuramente estar utilizando o sistema em todas as unidades de saúde do município”, destacou.

Modernização

Desenvolvido pela Semsa, por meio das diretorias de Inteligência de Dados (DID) e de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE), o i-TB reúne dados sobre o cuidado em saúde do paciente com tuberculose, como consultas, medicações e exames, auxiliando gestores e profissionais de saúde para melhor acompanhamento dos casos. O sistema ainda alerta para situações capazes de comprometer o tratamento e produz estatísticas e monitoramento de casos com georreferenciamento.

A gestora da USF Lúcio Flávio, Rafaela Mendes, pontua a modernização nos procedimentos de acompanhamento do programa de tuberculose, do registro dos dados ao acesso pelos diferentes profissionais das equipes de saúde. Ainda hoje, ela assinala, são utilizados manuais e livros para anotação e compartilhamento dessas informações.

“Em lugar daquele livrozinho que ficava quieto no consultório, por meio do sistema, cada profissional poderá ter mais facilidade no acesso a essas informações e, com isso, mais facilidade no acompanhamento”, ressalta a responsável técnica, enfatizando ainda o reforço na busca ativa de pacientes faltosos e contatos de pacientes.