Início » Presidente Lula entrega medalhas a pesquisadores do Amazonas negada por Bolsonaro
Destaque Política

Presidente Lula entrega medalhas a pesquisadores do Amazonas negada por Bolsonaro

Em solenidade no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (12), às 10h (horário de Brasília), por ocasião da reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, o presidente Lula vai condecorar os pesquisadores do Amazonas, Adele Benzaken e Marcus Lacerda, com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, negada aos dois em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Honrarias

Além dos dois, o presidente Lula vai reintegrar as honrarias de outros 21 cientistas e pesquisadores que, em solidariedade a Adele e Marcus à época, devolveram suas medalhas ao governo federal.

Os homenageados

Médicos, Adele Benzaken é a diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, também pesquisador da Fiocruz Amazônia.


A medalha e o título de Comendador da Ordem do Mérito Científico são concedidos a personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência e à Tecnologia.

De Portal ÚNICO.