Início » Rússia proíbe cidadãos britânicos de entrar no país, incluindo ministros
Destaque Geral

Rússia proíbe cidadãos britânicos de entrar no país, incluindo ministros

Dmytro Lubinets via Telegram/Divulgação via REUTERS

A Rússia barrou a entrada de mais 54 cidadãos britânicos no país, segundo o Ministério das Relações Exteriores do país.

Na última atualização de sua política de sanções, a Rússia acusou os indivíduos e entidades de envolvimento em “propaganda de apoio às atividades do regime de Zelensky” e de serem “russofóbicos”.

A lista de sanções inclui ministros do governo, bem como jornalistas da emissora pública BBC, do jornal Guardian e do Daily Telegraph.

“Gostaríamos de enfatizar novamente que qualquer esforço de Londres para girar ainda mais o volante das sanções anti-russas inevitavelmente receberá uma resposta decisiva de nossa parte”, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. “O trabalho para expandir a ‘lista de paradas’ russa em resposta às ações das autoridades britânicas continuará”.

A lista atualizada inclui a ministra britânica Lucy Frazer, secretária de Estado da Cultura, Mídia e Esportes. As autoridades russas afirmaram que Frazer está “fazendo lobby ativamente pelo isolamento esportivo internacional da Rússia”.

No início deste ano, Frazer disse em uma postagem que pediu aos patrocinadores dos Jogos Olímpicos “que se juntassem a 35 nações com ideias semelhantes e pressionassem o COI por uma proibição contínua de atletas russos e bielorrussos em competições esportivas internacionais”, acrescentando que “devemos continuar a garantir que a Rússia e Belarus não possam usar o esporte para fins de propaganda”.

As novas sanções também incluem uma ministra de Estado do Ministério da Defesa britânico, Goldie DL, que a Rússia acusou de ser “responsável pelo fornecimento de armas à Ucrânia, incluindo projéteis de urânio empobrecido”.

O procurador britânico Karim AA Khan KC, que é um funcionário eleito no Tribunal Penal Internacional, também será barrado na Rússia devido ao seu envolvimento “na emissão de um mandado de prisão da liderança russa”, segundo o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Em fevereiro, Khan apresentou pedidos ao Tribunal Penal Internacional de mandados de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, e para a comissária russa para os direitos da criança, Maria Lvova-Belova.