Início » Dia da Saúde e Nutrição: redução do sal e açúcar no consumo doméstico ajuda na prevenção de doenças
Saúde

Dia da Saúde e Nutrição: redução do sal e açúcar no consumo doméstico ajuda na prevenção de doenças

Data é comemorada no dia 31 de março e é uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais

O sal e o açúcar são dois alimentos indispensáveis na culinária brasileira, sendo utilizados no preparo de diversas receitas todos os dias. O consumo exagerado destes ingredientes pode provocar problemas sérios à saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida. Na próxima sexta-feira, 31/03, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição visando reforçar a importância dos cuidados nutricionais que a população precisa ter com a alimentação.

A nutricionista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Adila Almeida afirma que o consumo excessivo de sal pode aumentar a retenção de líquido no corpo, gerando um aumento do volume sanguíneo e dificultando o bombeamento de sangue pelo coração. “O sódio em excesso, principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que adultos consumam no máximo cinco gramas de sal por dia. “Quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre estes líquidos. O organismo retém mais água, que aumenta o volume de líquido, sobrecarregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão e sobrecarga renal”, explicou Adila.

Conforme o Ministério da Saúde, a pressão alta atinge mais de 30% da população adulta em todo o mundo, sendo responsável por mais de 50% das doenças cardiovasculares (DCV). No Brasil, afeta mais de 30 milhões de pessoas. Se por um lado o consumo exagerado favorece doenças, por outro lado, consumir com moderação contribui no processo de contração muscular e nos impulsos nervosos, além de regular a pressão arterial.

“Entre os benefícios estão: a baixa da pressão alta, diminuição dos riscos de osteoporose, insuficiência renal e pedra nos rins, além disso reduz a frequência das dores de cabeça”, informou a nutricionista do Hapvida.

Já o açúcar pode se tornar um grande vilão para a saúde quando ingerido em excesso. A longo prazo, associado a uma vida sedentária e a uma alimentação desequilibrada, causa sérios danos à saúde, entre eles: obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e à cárie dentária. Adila explica que o açúcar age no corpo liberando uma sensação de prazer fazendo com que as pessoas queiram comer mais doces.

“A longo prazo, a saúde vai ficando comprometida, provocando alterações na função cognitiva, redução da memória e aumento do risco de AVC. Além de comprometer o funcionamento do pâncreas, responsável pela captação de glicose pelas células”, explicou Adila.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.