Início » Por que menino gênio de 14 anos contratado para empresa de Elon Musk foi banido do Linkedin?
Notícias Corporativas

Por que menino gênio de 14 anos contratado para empresa de Elon Musk foi banido do Linkedin?

Kairan Quazi tem apenas 14 anos e está prestes a terminar uma licenciatura em engenharia da informática n a Universidade de Santa Clara, nos Estados Unidos, e já tem vaga garantida na SpaceX, uma das principais empresas de Elon Musk.

O jovem já dava sinais de suas altas habilidades desde muito pequeno, aos dois anos, já era capaz de formular frases completas, aos nove, ingressou na faculdade e, aos 10 anos, conseguiu um estágio em uma empresa de tecnologia. 

No final de julho, Kairan dará um novo passo importante na sua carreira, se mudará para Washington, acompanhado por sua mãe, para iniciar sua jornada como engenheiro de software na SpaceX. 

O QI de Kairan foi testado acima do percentil 99,9 quando estava na terceira série, e sua inteligência emocional (QE) também foi descrita como “surpreendentemente alta”. 

O alto QI de Kairan e as oportunidades para seu futuro

De acordo com o Pós PhD em neurociências membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Kairan Quazi tem potencial para ingressar nas mais restritas sociedades de alto QI.

O QI do menino é tão alto, que se encaixa em sociedades como Triple Nine Society e The Thousand onde só aceitam pessoas com 99.9 de percentil.”

Quanto às habilidades precoces de Kairan, Dr. Fabiano de Abreu ressalta que as habilidades de crianças superdotadas variam bastante, mas que o ambiente influencia bastante nos rumos que a criança irá trilhar.

Nem todos têm a mesma sorte deste menino, pois é necessário nascer em países como Estados Unidos para ter esse tipo de oportunidade. E existem os de muito alto QI que não se adaptam ao mundo acadêmico, ser autodidata e ter que cumprir as regras do meio acadêmico é um grande desafio”.

Eu estava num encontro nos Países Baixos este final de semana, da TNS, e estava comentando sobre isso. Em países como Brasil e Portugal, ter alto QI é uma ameaça, para os países do norte da Europa, ter alto QI é visto como oportunidade.” Conta o Dr. Fabiano de Abreu.

O polêmico banimento do garoto do Linkedin

Após o anúncio da contratação de Kairan ganhar o mundo, a rede social profissional Linkedin descobriu que o garoto possuía apenas 14 anos, o que ia contra a sua política que apenas aceita maiores de 16 anos como usuários e baniu a sua conta da plataforma.

Estamos animados pelo seu entusiasmo, energia e focus. Mal podemos esperar para ver o que vai fazer no Mundo. O LinkedIn tem um requisito mínimo de 16 anos para todos os seus membros, tal como estabelecido nos nossos termos e condições. Como não atinge os critérios etários de elegibilidade, a sua conta foi suspensa. Será bem-vindo à nossa plataforma quando atingir os 16 anos” Disse o Linkedin no comunicado de cancelamento da conta de Kairan que criticou a decisão da rede social.

Esta é a lógica primitiva, disparatada, que enfrento todos os dias. Tenho qualificações para apanhar um dos mais cobiçados empregos do mundo na área de engenharia, mas não estou qualificado para ter acesso a uma rede social profissional? Isto é o LinkedIn a mostrar a todos quão retrógradas são as regras de algumas empresas de tecnologia” Disse o jovem.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.