Início » Dicas de receitas atrativas para crianças na volta às aulas   
Saúde

Dicas de receitas atrativas para crianças na volta às aulas   

O saudável pode ser simples e prático. Preparar lanches nutritivos para as crianças na volta às aulas pode transformar a hora do recreio em um momento ainda mais prazeroso, cheio de sabor e com os ingredientes necessários para manter uma alimentação equilibrada na infância.   

Lara Folster, embaixadora no Brasil do projeto Food Revolution, do chef Jamie Oliver, e fundadora da Lanche&Co, empresa que leva comida de verdade para escolas, reuniu dicas de como preparar uma lancheira colorida e atrativa – sem ceder aos salgadinhos, ultraprocessados e bebidas açucaradas.   

Para os pais usarem a criatividade na hora de montar as lancheiras, preparamos cinco dicas nutritivas e práticas. Confira: 

Lancheira 1: Palitinhos de cenoura e queijo + água + uma fruta  

Lancheira 2: Sanduíche com pão, pastinha de ricota e pepino + água + uma fruta  

Lancheira 3: Bolinho de banana, cacau com linhaça + água + uma fruta  

Lancheira 4: Palitinhos de milho cozido, castanhas e queijo + água + uma fruta  

Lancheira 5: Queijo coalho com geleia + biscoito de arroz + água + uma fruta 

Na hora de embalar, vale também evitar materiais plásticos e optar por sacos de papel kraft, que são sustentáveis e não geram descarte ao meio ambiente na hora da reciclagem.  

Segundo a empresária, o ideal é aproveitar o momento escolar para provar novos alimentos e melhorar a oferta de itens nos snacks. “Vale lembrar que as refeições principais são o café da manhã, almoço e jantar. A hora do recreio é uma opção nesses intervalos de tempo que pode ser resolvida de maneira simples e nutritiva”, explica.   

Para os dias com menos criatividade e tempo, por exemplo, as combinações água, biscoito de polvilho e uma fruta ou duas frutas e água são suficientes. As frutas podem ser banana, maçã, uva, tomate cereja. Para crianças até quatro anos, é importante sempre cortar no meio os alimentos para que não haja o risco de engasgo na hora de consumir.    

Lara orienta também para construção da autonomia da criança na hora dos lanches, reforçando ainda mais a importância da alimentação saudável. “É legal mandar na lancheira o pão já cortado e uma espátula para que eles passem o seu próprio recheio, que pode ser uma geleia sem açúcar ou queijo. Para crianças que têm alguma seletividade alimentar, esse processo faz com que elas comam melhor e se sintam empoderadas.”