Início » Um dos principais trompetistas do mundo, Randy Brecker lança álbum em Manaus
cultura

Um dos principais trompetistas do mundo, Randy Brecker lança álbum em Manaus

Obra foi gravada no Teatro Amazonas durante o Amazonas Green Jazz Festival do ano passado

Um dos maiores trompetistas e flugelhornistas de todos os tempos, ganhador de 10 Grammy Awards e com mais de 20 indicações ao principal prêmio mundial da música, vai lançar o seu CD “Randy Brecker Live in Amazonas” durante o Amazonas Green Jazz Festival 2023. O show de lançamento acontecerá no dia 30 de julho, às 19h, no Teatro Amazonas. Os ingressos e toda a programação do evento estão disponíveis no site: amazonasgreenjazzfestival.com.br.

O álbum foi gravado no festival do ano passado, no dia 27 de julho de 2022, com a participação especial da Amazonas Band, que tem mais de 22 anos de carreira e regência sob comando de Rui Carvalho, que também fez a direção artística e atuou em todos os detalhes para a composição e finalização do CD.

“Nós [da Amazonas Band] fizemos uma apresentação fantástica com o Randy Brecker, ano passado, sob o ponto de vista de execução e, principalmente, a energia que aconteceu no palco foi muito boa. Aí, depois, escutando as gravações, achamos que tinha nível mais que suficiente para fazermos um CD. Então, a ideia surgiu a partir daí, desse entusiasmo revelado pelo Randy Brecker e pelos músicos da Amazonas Band também”, destacou o regente Rui Carvalho.

Os saxofonistas Felipe Salles e Rodrigo Ursaia também fizeram participações especiais na gravação do álbum. Os músicos são brasileiros, que ganharam fama nos EUA com os seus talentos. Juntos com Randy Brecker e Amazonas Band, eles fizeram um espetáculo inédito e o resultado daquela noite compõe as músicas do disco.

A obra é composta pelas músicas “Some Skunk Funk”, “Shanghigh”, “First Tune of the Set”, “Tijuca” e “Straphangin”. Além dos solos dos saxofonistas convidados, os arranjos ficaram a cargo dos músicos Vince Mendoza, Mike Crotty, Allan Baylock e Jorg. A. Keller.

No dia do lançamento, Randy Brecker fará um show especial com a Amazonas Band, Felipe Salles e Rodrigo Ursaia. A apresentação também vai marcar o encerramento da edição deste ano do Amazonas Green Jazz Festival, algo que merece muita comemoração, na avaliação de Rui Carvalho.

“Randy Brecker é um dos maiores nomes da história do Jazz nos últimos 50 anos e esta noite registrará um show com um grupo local, com uma big band local. Com certeza, se constitui num momento de muita honra para nós, é motivo de muito orgulho”, enfatizou.

Amazonas Green Jazz Festival

Considerado o maior festival do gênero na América Latina, o Amazonas Green Jazz Festival é realizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Neste ano, o festival vai acontecer de 21 a 30 de julho com shows no Teatro Amazonas e outros locais de Manaus. Em homenagem à cantora e compositora americana, Ella Jane Fitzgerald, a edição explora a temática “Ella’s” e enaltece a diversidade feminina no mundo do Jazz.

Além das tradicionais apresentações noturnas no Teatro Amazonas, o festival invadirá restaurantes, flutuantes, bares e espaços históricos de Manaus, proporcionando uma verdadeira imersão cultural com pocket shows, palestras e workshops totalmente gratuitos. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site shopingressos.com, com valores a partir de R$ 10.