Início » “Soluções sustentáveis auxiliam a construção civil”
Economia

“Soluções sustentáveis auxiliam a construção civil”

Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor de construção gerou cerca de 2,5 milhões de empregos formais altamente qualificados em 2022, registrando um crescimento expressivo de 6,9%. Essa taxa superou significativamente o crescimento da economia nacional, que alcançou apenas 2,9%. Com um aumento de 17% nos últimos dois anos, a construção se destaca como um pilar fundamental para o fortalecimento da economia e o fomento do desenvolvimento social no país.  

De acordo com informações compiladas pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de construção foi responsável pela abertura de mais de 184 mil vagas formais no primeiro semestre de 2022. Desse total, 85.131 vagas foram criadas na construção de edifícios, 63.066 nos Serviços Especializados para a Construção e 36.551 em obras de infraestrutura. Esses números representam uma fatia significativa de 13,8% no panorama geral da geração de empregos formais no Brasil.  

Além do aspecto econômico, a indústria da construção está cada vez mais focada em impulsionar a sustentabilidade e adotar práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Seguindo essa direção, o setor busca implementar sistemas de construção mais planejados e industrializados, visando reduzir o desperdício de recursos, minimizar o consumo de insumos e energia, e aumentar a eficiência em novos modelos construtivos. A meta é não apenas otimizar o processo de construção, mas também garantir a sustentabilidade do empreendimento mesmo após sua conclusão.  

Em um ranking global de “edifícios verdes” divulgado pela United States Green Building Council (USGBC), o Brasil conquistou o 5º lugar em 2020. Com mais de 1.500 construções sustentáveis, sendo 641 delas certificadas, o país demonstra uma crescente preocupação com a sustentabilidade na engenharia e na construção civil. A busca pela certificação do Green Building Council Brasil ainda é uma meta para cerca de 50 milhões de metros quadrados em construções.  

Segundo um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fatores como capacitação e treinamento da mão de obra, uso adequado da matéria-prima e um planejamento eficiente são determinantes para impulsionar a produtividade no setor da construção. Essas medidas visam otimizar os recursos disponíveis e garantir a qualidade das obras, contribuindo para o crescimento sustentável e o sucesso do setor.  

“O profissional deve formular e conceber soluções, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seus contextos, além de planejar e executar projetos promovendo a eficácia do desenvolvimento e gestão de obras, trabalhando e liderando equipes multidisciplinares. É fundamental gostar de tecnologia e estar por dentro dos avanços tecnológicos para a criação de projetos inovadores e sustentáveis que visem minimizar os impactos ambientais utilizando materiais e equipamentos modernos”, destacou Edirsana Maria Ribeiro de Carvalho, professora do Curso de Engenharia Civil da Wyden.  

Com uma indústria em constante expansão e a crescente demanda por profissionais qualificados, a sustentabilidade na engenharia e na construção se apresenta como um caminho promissor para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.  

Na Wyden   

Na Wyden, o curso de Engenharia Civil é um dos destaques do Flex, forma de ensino focada na flexibilidade do modelo de ensino digital, com experiências práticas em laboratórios virtuais. O Conteúdo teórico é 100% digital, com flexibilidade para ajustar o tempo de estudo com a rotina pessoal e profissional.  Além disso, o aluno tem conhecimento com de alinhar o desenvolvimento sustentável com as práticas de engenharia, com o foco de reduzir os danos causados ao meio ambiente, além de promover a economia de recursos naturais e energéticos. Essa prática vem ganhando cada vez mais espaço e, para o engenheiro civil, é importante estar atualizado sobre as principais técnicas utilizadas. Nesse contexto, com a crescente demanda por construções sustentáveis, os profissionais da Engenharia Civil encontram uma nova oportunidade de atuação; pois o mercado está em busca de profissionais que tenham habilidades técnicas e experiências práticas na atuação desse modelo de edificações. As disciplinas do curso abandam essas práticas sustentáveis onde o aluno começa a ter uma consciência ambiental desde o primeiro semestre.  Vale destacar que os laboratórios virtuais simulam as atividades feitas em laboratórios físicos, consolidando o aprendizado teórico e a sala de aula virtual dá a possibilidade para o aluno estudar quando e onde quiser. Já o diploma é o mesmo do ensino presencial.