Início » Infecção urinária: Urologista da SES-AM explica causas e formas de prevenção 
Saúde

Infecção urinária: Urologista da SES-AM explica causas e formas de prevenção 

Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à infecção, mas ela é mais prevalente em mulheres por suas características anatômicas 

Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de saúde que as infecções urinárias podem causar, o urologista Flávio Antunes, que atua na Policlínica Codajás, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), explica sobre como a doença impacta na vida das pessoas. 

“As infecções urinárias podem ocorrer em qualquer parte do sistema urinário; rins, ureteres (espécie de tubo que liga o rim à bexiga), bexiga e uretra. A maioria delas envolve o trato urinário inferior, ou seja, a bexiga e a uretra”, disse o especialista. 

Normalmente, surge quando as bactérias que estão presentes na região da vagina e o ânus se multiplicam e acabam invadindo a uretra, um dos órgãos que são atingindo com maior frequência é a bexiga, por isso as principais características da infecção têm haver com a micção, que é o ato de expelir a urina. A vontade de ir ao banheiro a todo momento e quando vai a urinar é escassa ou nem sai e quando sai, causa ardor. 

O tratamento das infeções urinárias variam de acordo com a gravidade, geralmente é realizado com o uso de antibióticos. As causas são variadas: segurar urina por muito tempo, diabetes, baixa imunidade.

 A relação sexual é um dos fatores que pode ajudar a levar as bactérias para o canal da uretra. Neste caso, uma das maneiras de prevenir é sempre urinar após relação sexual e ingerir bastante água para diluir a urina e “lavar” as vias urinárias. 

Sintomas da infecção urinária 

Dor ou ardência ao urinar, necessidade urgente de urinar, aumento da frequência urinária, incontinência urinária, Urina turva, Urina com cheiro forte, Dores na região inferior do abdome e dores lombares, Febre, Calafrios 

A infecção urinária pode ser prevenida por meio de algumas medidas simples 

“Lembre-se sempre de beber muita água, ir ao banheiro sempre que sentir vontade de urinar, mulheres devem evitar o uso de duchas vaginais, e ao se limparem, devem sempre utilizar o papel higiênico no sentido de frente para trás a fim de evitar que bactérias presentes na região anal contaminem a uretra e urinar sempre após a relação sexual”, explicou o urologista.  

Além disso, é importante ressaltar também que, geralmente, as infecções urinárias acontecem por alterações no trato urinário, como cálculos e alterações congênitas. No caso de infecções urinárias, principalmente de repetição (mais de 2 em 1 ano), é sempre importante procurar o médico clínico e se necessário o médico urologista.