Início » As cinco frases mais comuns dos manipuladores, segundo uma psicóloga de Harvard
Geral

As cinco frases mais comuns dos manipuladores, segundo uma psicóloga de Harvard

O termo “gaslighting” tornou-se popular nos últimos anos devido à crescente conscientização sobre problemas de saúde mental e dinâmicas de poder nos relacionamentos interpessoais. O termo é usado para se referir a uma forma de manipulação psicológica na qual uma pessoa tenta fazer com que a outra duvide de sua própria realidade.

O gaslighting pode ser uma forma muito sutil de abuso e pode ser difícil para a vítima reconhecer que está sendo vítima. Os gaslighters muitas vezes usam uma variedade de táticas para confundir e desorientar suas vítimas, como:

  • Negar que algo aconteceu, mesmo que haja evidências claras de que aconteceu.
  • Fazer a vítima se sentir louca ou paranoica.
  • Fazer a vítima se sentir culpada ou responsável pelo abuso.
  • Amenizar o abuso ou fazer parecer que não é tão grave quanto realmente é.

O gaslighting pode ter um impacto devastador na saúde mental da vítima. A vítima pode começar a duvidar de si mesma, de sua memória e de sua capacidade de julgamento. Também pode começar a se isolar de amigos e familiares, por medo de que não acreditem nela.

Se você acha que está sendo vítima de gaslighting, é importante procurar ajuda. Você pode conversar com um terapeuta, um conselheiro ou um advogado. Também pode encontrar apoio em grupos de apoio online ou em sua comunidade.

É importante lembrar que você não está sozinho e que existem pessoas que podem ajudá-lo.

Popularização do termo ‘gaslighting’

Em 2018, o Dicionário de Oxford nomeou “gaslighting” como uma das palavras mais populares do ano. Isso ocorreu após um artigo jornalístico que viralizou ter alegado que o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump havia vencido as eleições usando esta técnica nos cidadãos norte-americanos.

O que é o ‘gaslighting’?

Além disso, no final de 2022, o dicionário Merriam-Webster nomeou “gaslighting” como a palavra do ano devido ao forte aumento nas buscas — cerca de 1740% em relação ao ano anterior. De acordo com a editora, o termo é definido como “a manipulação psicológica de uma pessoa, geralmente ao longo de um período prolongado”.

A palavra vem de um filme clássico de Hollywood: “Gaslight” (1944). Nele, um homem (Charles Boyer) manipula sua esposa (Ingrid Bergman) para que ela acredite que está louca. O objetivo é roubar a fortuna dela. Durante o filme, ele esconde objetos como quadros e joias, e faz com que ela acredite que é a responsável pelo sumiço, embora ela não se lembre.

Veja as 5 frases mais comuns:

  1. “Você está agindo como um(a) louco(a)”
    Essas pessoas buscam manipulação ao ponto de questionar a sanidade ou lucidez da vítima. Para alcançar isso, fazem comentários diretos que questionam a racionalidade dela.
    → Como responder: “Por favor, não questione a minha capacidade de pensar com clareza”. “Mesmo que não concordemos, eu vejo a realidade desta maneira”.
  2. “Você está exagerando”
    Ao acusar a outra pessoa de ser dramática, o manipulador busca descartar as queixas e preocupações como irracionais e infundadas.
     Como responder: “Você concordando ou não comigo, é assim que me sinto agora”. “Não julgue meus sentimentos. Eles não estão sujeitos a debate”.
  3. “Eu estava apenas brincando”
    Os manipuladores caracterizam-se por minimizar o impacto de seus comentários dolorosos ou críticas. Fazem com que a vítima questione se é sensível demais.
    → Como responder: “Esse comentário pode ter sido engraçado para você, mas machucou meus sentimentos”. “Eu não achei que fosse uma piada, peço que não fale mais assim comigo”.
  4. “Você me obrigou a fazer isso”
    Quando algo não sai como planejado, os manipuladores buscam evitar assumir a responsabilidade, colocando a culpa e as críticas no outro.
    → Como responder: “Na verdade, eu não posso te obrigar a fazer nada. Seu comportamento é um reflexo de suas escolhas, não das minhas”.
  5. “Se você me amasse, me deixaria fazer o que eu quero”
    Quando a vítima tenta estabelecer limites com o manipulador, é possível que ele tente fazê-la se sentir culpada, dizendo que ela não se preocupa com eles.
    → Como responder: “Meus limites refletem meus valores e como escolho viver minha vida. Não me sinto confortável em fazer isso. Respeite meus limites”.

De O Globo.