Início » União Brasil em busca de união
Destaque Política

União Brasil em busca de união

O União Brasil mudará de comando nesta segunda-feira, 20, para tentar, finalmente, conseguir algum tipo de coesão interna. O deputado federal Luciano Bivar (PE) deixará o comando da sigla, para dar lugar ao advogado Antônio Rueda, atual primeiro vice-presidente.

A ideia de Rueda é levar a sigla mais para a chamada “direita democrática” e tentar se reaproximar dos eleitores conservadores. Para 2026, um nome é tido como certo para disputar a presidência da República: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Ainda nesse esforço, o partido deve lançar várias candidaturas de integrantes alinhados à pauta liberal para o pleito municipal de 2024. A principal aposta é o deputado federal Kim Kataguiri (SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo.

O União Brasil surgiu da fusão entre PSL e DEM. O PSL conseguiu atrair boa parte dos deputados bolsonaristas, que depois migraram para o PL com Jair Bolsonaro. Do antigo PSL, restaram, fundamentalmente, os parlamentares mais alinhados à pauta do Palácio do Planalto, como o próprio Bivar.