Início » UNIPAMPA abre mais de 500 vagas em graduação gratuita EaD
Notícias Corporativas

UNIPAMPA abre mais de 500 vagas em graduação gratuita EaD

Para se candidatar às vagas na graduação gratuita EaD, é preciso ter terminado o ensino médio ou equivalente e ter o histórico escolar ou documento semelhante.

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no Rio Grande do Sul, lançou dois editais, que visam selecionar alunos para três cursos superiores gratuitos, na modalidade EaD. As oportunidades são para os cursos de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Letras – Português.

Os três cursos serão ofertados por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um programa do Governo Federal, que visa oferecer formação EaD para profissionais na área da educação. A UAB conta tanto com cursos de graduação, quanto com oportunidades em especialização gratuita

Para se candidatar, o interessado deverá ter terminado o ensino médio ou equivalente e precisará ter o histórico escolar ou outro documento oficial, que cite as notas obtidas. Esses dados serão usados no processo seletivo. 

Cursos EAD de licenciatura em geografia e pedagogia 

O EDITAL Nº 220/2023 estabelece as regras do processo seletivo dos cursos gratuitos EaD de licenciatura em geografia e pedagogia. O curso de licenciatura em geografia terá carga horária de 3330 horas e contará com algumas atividades presenciais nos polos. Dessa forma, antes de se inscrever, o aluno deverá ter a certeza de que sempre que necessário, poderá comparecer ao polo escolhido. 

As opções de polos são: Cerro Largo, Hulha Negra, Itaqui, Santiago e Uruguaiana – RS. Juntos, os polos oferecerão 150 vagas na graduação em geografia da UNIPAMPA. Além de ter disponibilidade de tempo e recursos financeiros para participar dos encontros presenciais, o candidato também precisará realizar estágios curriculares, para que possa finalizar os estudos. Assim, será preciso ter disponibilidade de tempo para essa atividade também.

Já o curso de Pedagogia, de acordo com o apurado pelo Portal de Notícias InfoEducação, não terá encontros presenciais obrigatórios no polo no qual o candidato estiver matriculado. As opções de cidades com vagas são: Camargo, Faxinal do Soturno, Itaqui, Quaraí, Santiago, São Sepé e Sarandi – RS. Sendo assim, mesmo que alguma atividade seja agendada, se o aluno não puder comparecer, não haverá problema. 

Contudo, da mesma forma, o candidato deverá realizar estágio em uma escola durante a graduação. Esse estágio poderá ser feito em uma instituição de ensino da cidade em que o aluno mora, desde que seja firmado um convênio com a UNIPAMPA.

Dessa forma, o curso permite que pessoas de todo o Brasil se candidatem às 200 vagas na UNIPAMPA, desde que atendam aos requisitos citados no edital. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até as 12h de 19 de julho de 2023 pelo site https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. 

Seleção

A seleção será feita por meio das notas obtidas em Língua Portuguesa e/ou Linguagens e Matemática, no ensino médio, de acordo com o informado pelo candidato na hora da inscrição. A nota final do candidato será a média das notas em Língua Portuguesa e/ou Linguagens e Matemática, que foram obtidas no ensino médio. 

A lista provisória de classificação dos candidatos inscritos será divulgada a partir 20/07/2023. Caso o candidato não concorde com o resultado, ele poderá recorrer entre os dias 21 e 24 de julho de 2023. 

Curso Letras – Português EaD da UNIPAMPA

As regras da seleção do curso de licenciatura em Letras – Português estão disponibilizadas no EDITAL Nº 222/2023. Assim como o curso de Pedagogia, a graduação em Letras também aceitará inscrições de pessoas de todo o Brasil.

O curso superior contará com estágio curricular obrigatório, que poderá ser feito em uma escola do município em que o aluno vive, desde que seja feito um convênio com a UNIPAMPA. O discente será orientado sobre isso, ao longo do curso. 

Outro ponto importante é que para que possa acompanhar as aulas e realizar as provas online, o estudante deverá ter acesso a um computador com internet.  

As inscrições para essa seleção já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 27 de julho de 2023 pelo site: https://inscricoes.unipampa.edu.br/. Na sequência, os documentos enviados serão analisados, pela secretaria acadêmica e complementação da documentação, entre os dias 28 de junho e 31 de julho de 2023. 

A primeira classificação dos candidatos será divulgada a partir do dia 1 de agosto de 2023. Caso o inscrito não concorde com algum dado apresentado, poderá realizar a interposição de recurso, pela área do candidato, entre 2 e 3 de agosto de 2023. Mais informações poderão ser obtidas no EDITAL Nº 222/2023. 

Além das vagas na UNIPAMPA, existem diversos cursos gratuitos, seja de graduação ou especialização, com inscrições abertas. O Portal de Notícias InfoEducação oferece uma lista atualizada de oportunidades.