Início » Governo do Amazonas impulsiona atleta campeão de wakeboard
Esporte

Governo do Amazonas impulsiona atleta campeão de wakeboard

Jair Paulino é o primeiro amazonense a conquistar o título Brasileiro da modalidade

Por meio do Bolsa Esporte e do projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, o Governo do Amazonas tem fomentado atletas destaques em competições nacionais e internacionais. E no apoio à categoria profissional, Jair Paulino, o Jajá do Wake, é o primeiro amazonense a conquistar o título de Campeão Brasileiro de Wakeboard, o atleta indígena acumula mais de 30 títulos.

“Esta conquista é o resultado do comprometimento do atleta, aliado ao incentivo contínuo do governo Wilson Lima. Com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte em nossa região, temos trilhado o caminho para a formação de jovens talentos como Jajá do Wake”, enfatizou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

O atleta de apenas 18 anos, da etnia Karapãna, foi destaque na competição realizada nos dias 29 e 30 de setembro, no Lago Paranoá, em Brasília. Na categoria PRO, Jajá venceu quatro adversários com uma pontuação de 90.11, deixando Henrique Daibert em segundo lugar, com 85.22 pontos.

“Essa conquista do ranking e das duas etapas do brasileiro para minha vida profissional é muito importante, porque estou competindo no mais alto nível do Brasil e isso é muito gratificante. Sinto que estou no caminho certo, pois estou avançando na modalidade e treinando bastante para conquistar mais títulos”, disse Jair Paulino.

Desde 2019, Jajá faz parte da Seleção Brasileira de Wakeboard, representando o país em competições de prestígio ao redor do mundo. Sua jornada de sucesso inclui o sétimo lugar no Mundial de Wakeboard em Abu Dhabi, quando tinha apenas 14 anos, e o vice-campeonato mundial na Itália em 2022, aos 17 anos.

Em agosto deste ano, Jajá fez história como o primeiro amazonense a conquistar uma etapa do Brasileiro de Wakeboard em casa, às margens do rio Tarumã, em Manaus. Além disso, em setembro, em uma disputa acirrada com adversários de diversos países, o amazonense alcançou o primeiro lugar no World Wakeboard Championship (WWA), em Portugal, na categoria Jr Men, representando o Brasil e o Amazonas.