Início » Em Autazes, Idam capacita produtores da comunidade Nova Jerusalém com o curso Boas Práticas Agrícolas na Cultura do Açaí
Agro

Em Autazes, Idam capacita produtores da comunidade Nova Jerusalém com o curso Boas Práticas Agrícolas na Cultura do Açaí

Capacitação beneficiou os participantes com embasamento teórico abordando diversos aspectos do cultivo de açaí

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou no município de Autazes (distante 111 quilômetros de Manaus) um curso de capacitação em Boas Práticas Agrícolas na Cultura do Açaí. 

A programação teve o objetivo de apresentar aos produtores embasamento teórico relacionado ao cultivo de açaí. A ação contou com a participação de 13 agricultores. O curso foi realizado entre os dias 28/06 e 30/06, na sede da Comunidade Nova Jerusalém, km 38 da Estrada Am 254.

“As instruções foram repassadas pelo engenheiro agrônomo Selmo Andrade da Costa, que abordou, entre outros assuntos, as diferentes espécies de açaí, planejamento para o cultivo dos açaizeiros e adubação específica para a cultura. Nosso público alvo foram agricultores familiares já engajados no cultivo de açaí, mas que precisavam de embasamento teórico”, disse a responsável pelo posto avançado do Idam na comunidade Monte Sinai, Rosiele Vasconcelos, .

Temáticas abordadas

Ao longo da capacitação, os participantes foram beneficiados com palestras sobre a importância do açaí no amazonas; diferença entre açaí de euterpe oleracea e euterpe precatoria; mercado do açaí; produção de mudas de açaí; escolha e preparo de área para plantio de açaí ; preparo de cova para plantio de açaí; calagem e adubação de açaí;critérios para o planejamento para o plantio do açaí; calendário de plantio de açaí no amazonas; tratos culturais na cultura do açaí; culturas intercalares no açaí; pragas e doenças na cultura do açaí e colheita e beneficiamento.