Início » Orgulho LGBTQIAPN+: mulher trans em situação de rua ganha “Dia de Princesa” da SP Invisível
Saúde

Orgulho LGBTQIAPN+: mulher trans em situação de rua ganha “Dia de Princesa” da SP Invisível

A SP Invisível, que atua nas ruas da capital desde 2014 por meio de experiências de cuidado individualizado, levou uma mulher trans em situação de rua para um dia especial no salão com cabeleireiro e make. A Priscila vive na região da Santa Cecília e foi convidada para um espaço de beleza no mesmo bairro.

 “Cuidar das pessoas em situação de rua vai além de alimentar e agasalhar, é resgatar a autoestima e abrir portas para todos os lugares. Juntos, vamos espalhar inclusão e afeto.”, conta André Soller, fundador da SP Invisível.

Depoimento da Priscila: https://www.instagram.com/p/CuCkm_Eqn5o/

Novas experiências

Em busca de romper com a invisibilidade das pessoas em situação de rua, desde a sua fundação, a SP Invisível promove experiências de alimentação, lazer, cultura e bem-estar. No último sábado (24), realizaram uma Festa Junina embaixo de um viaduto onde moram 13 famílias. Em maio, com as baixas temperaturas, ofereceram um jantar especial com direito à fondue nas ruas. Com um time de voluntários, também estão entregando um kit com moletons durante todo o inverno nas regiões do CEAGESP, Marechal Deodoro, metrô Armênia, Glicério, entre outros.

Em março, a organização social levou também realizou uma ação de promoção à cultura ao levar quatro pessoas em situação de rua para curtir o show do Coldplay em São Paulo. Todos se emocionaram com a noite.

Vídeo das ações no Instagram:

Festa Junina

Noite do Fondue

Show do Coldplay

SP Invisível

Criada em 2014, a SP Invisível é uma OSC de conscientização social que busca transformar as histórias das pessoas em situação de rua. Durante uma dinâmica ocorrida na Igreja Batista, seus fundadores André Soler e Vinícius Lima receberam a tarefa de fotografar tudo aquilo que era invisível na cidade de São Paulo. Após essa dinâmica, dezenas de fotos de pessoas em situação de rua surgiram, e então eles refletiram:

“Invisível não é a pessoa que está ali, mas a sua história de vida…”

Desde então, a organização conta as histórias das pessoas em situação de rua para educar, conscientizar e sensibilizar a sociedade e proporciona experiências de cuidado individualizado através da escuta ativa e livre de julgamentos, promovendo o acolhimento e o afeto no convívio com a população de rua. Para saber mais, acesse: https://www.spinvisivel.org/.