Início » Conselho Municipal de Saúde elege nova Diretoria Executiva
Saúde

Conselho Municipal de Saúde elege nova Diretoria Executiva

Durante a 6ª Assembleia Geral Ordinária deste ano, realizada na manhã desta quarta-feira, 28/6, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, houve a eleição para os novos membros da Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus). A eleição definiu os representantes nos cargos de presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário, eleitos por voto direto entre os conselheiros municipais de saúde, e que irão conduzir os trabalhos do CMS/Manaus pelo período de um ano.

Para o cargo de presidente do CMS, foi eleito o conselheiro Elson Melo, representante do segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da zona Leste de Manaus, que destacou a importância de assumir a nova função e continuar o trabalho de fortalecimento do controle social para melhoria dos serviços, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Sou conselheiro de saúde e militante do SUS há muito tempo. Assumir o cargo de presidente do CMS é uma responsabilidade a mais, já que estamos tratando da saúde da população. Ao mesmo tempo em que o CMS elabora a política de saúde, também é um agente fiscalizador. É uma via de mão dupla entre o Conselho e a Semsa, com o compromisso de buscar a qualidade dos serviços para a população”, ressaltou Elson.

Como foco imediato para a Diretoria Executiva, o novo presidente indicou a realização da eleição para a composição de 76 Conselhos Locais de Saúde (triênio 2023/2026) e da 17ª Semana do Controle Social, que vai ocorrer no mês de outubro. “A intenção é continuar o trabalho que estava sendo feito pela Mesa Diretora anterior e buscar novas perspectivas para fortalecer o controle social no SUS, além de encontrar alternativas para o melhor funcionamento do CMS e dar sustentação aos conselhos locais de Saúde”, afirmou Elson.

Com a mesma composição paritária do CMS/Manaus, a Diretoria Executiva deve ser composta por um membro representante do segmento de gestor (25%), um representante de trabalhador (25%) e dois representantes de usuários (50%).

Além de Elson Melo, o conselheiro Hellyngton Monteiro de Moura, do segmento de usuários representando a zona rural terrestre de Manaus, foi eleito para o cargo de vice-presidente do CMS/Manaus; a conselheira Ângela Maria Loureiro da Silva, diretora de Atenção Especializada e Apoio e Diagnóstico da Semsa, representando o segmento de gestores, assumiu o cargo de primeira-secretária; e a conselheira Cleidinir Francisca do Socorro, representante do segmento de trabalhadores da saúde, assumiu o cargo de segunda-secretária.

Assumindo o cargo de vice-presidente, o conselheiro Hellyngton Moura destacou que o trabalho da Mesa Diretora tem como objetivo final a melhoria do atendimento em saúde para a população. “Mesmo com a mudança de toda a Diretoria Executiva, o foco continua o mesmo, que é a busca pela melhoria da estrutura dos serviços e do atendimento para o usuário, com um SUS mais humanizado”, reforçou.

Iniciando um terceiro mandato compondo a Diretoria Executiva do CMS/Manaus, Ângela Loureiro lembrou a importância do diálogo entre os representantes dos três segmentos do controle social no SUS. “Compor o Conselho Municipal de Saúde tem sido sempre um aprendizado, uma oportunidade para conversar e trocar experiências entre gestores, trabalhadores e usuários, com todos trabalhando juntos em prol de um SUS melhor”, afirmou a conselheira.

Balanço

Depois de um ano na presidência do CMS/Manaus, o conselheiro Lindomar Barone de Souza, representante do segmento de usuários da zona Sul de Manaus, encerrou o mandato com um balanço das ações desenvolvidas pela Diretoria Executiva no último ano.

No mandato 2022/2023, conforme informou Lindomar Barone, foram realizadas 12 Assembleias Gerais Ordinárias e oito Extraordinárias, com 81 resoluções aprovadas, instalação de oito Comissões Permanentes no CMS, a realização da 16ª Semana do Controle Social, cinco Conferências Distritais de Saúde e a IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus.

Também houve a participação em eventos abordando temas como financiamento do SUS, saúde indígena, combate à violência contra crianças e adolescentes, políticas sobre drogas e rede de apoio, e o combate à violência contra a Pessoa Idosa.

“O CMS participou de uma série de eventos locais e nacionais, garantindo o envolvimento dos representantes do controle social em discussões sobre temas importantes para a população. E com a eleição anual para a Diretoria Executiva, temos um mecanismo democrático que garante o revezamento e a paridade de segmentos do controle social na condução dos trabalhos do CMS”, acrescentou Lindomar Barone.