Início » Projeto que combate racismo nos estádios do Amazonas passa a tramitar na Aleam
Política

Projeto que combate racismo nos estádios do Amazonas passa a tramitar na Aleam

O combate ao racismo nos estádios e arenas do Amazonas, poderá ganhar mais um reforço com o Projeto de Lei nº 530/2023, de autoria da deputada estadual Débora Menezes (PL), aprovado na sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Assembleia Legislativa (Aleam), desta terça-feira, 20/6.

Batizado de plano estadual “Vini Jr.” a proposta surgiu a partir dos ataques sofridos pelo jogador brasileiro do Real Madrid, Vini Jr, vítima de racismo durante partidas do campeonato espanhol de futebol.

“Para combater e evitar que este tipo de comportamento lamentável ocorra em nossos estádios e arenas, o plano estadual Vini Júnior, parte do princípio de que estes ambientes, que são locais de disputas esportivas, sejam espaços acolhedores às famílias e demais frequentadores, além de apresentarem ações educativas e informativas, durante os intervalos das partidas”, explica Débora.

Além disso, observa a deputada, caso seja verificado algum caso de racismo, algumas medidas podem ser adotadas, como interrupção da partida ou a comunicação aos órgãos competentes, para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

“Esporte é integração, é exemplo, e como presidente da Comissão de Esportes da Aleam, acredito que esta é uma forma de contribuirmos para que situações semelhantes às verificadas com o nosso jogador Vinícius Júnior, não ocorram em nossos estádios”, conclui a parlamentar.