Início » ‘Casa de Farinha’ começa a ser implantada no ramal do Brasileirinho
Agro

‘Casa de Farinha’ começa a ser implantada no ramal do Brasileirinho

default

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comercio Informal (Semacc), trabalha na terraplanagem do terreno onde está sendo implantada a nova “Casa de Farinha”, que beneficia cerca de cem agricultores que trabalham na região do ramal do Brasileirinho, zona Leste da capital.

A comunidade é uma das cinco contempladas no edital Kit Casas de Farinha 2022, com equipamentos para fomentar a produção agrícola na região. A cessão dos kits faz parte do programa “Manaus + Agro”, lançado em 2021 pelo prefeito David Almeida, e tem beneficiado pequenos produtores rurais que atuam na produção de farinha, uma das cadeias prioritárias dos polos de agricultura familiar de Manaus.

De acordo com a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA) da Semacc, Meyb Seixas, o fomento da agricultura familiar tem sido prioridade na gestão do prefeito David Almeida e os kits “Casa de Farinha” são subsídios que ajudam diretamente centenas de famílias de pequenos agricultores, que a partir de agora, com apoio e logística, vão trabalhar e escoar seu produto nas feiras e mercados municipais.

“Estamos aqui acompanhando toda a logística da implantação da ‘Casa de Farinha’. Mais de cem agricultores vão ter a oportunidade de aumentar a produção de farinha, dando a possibilidade de vendas mais eficientes e o produto vai ser produzido em maior escala, com o intuito de ser comercializado nas nossas feiras e mercados”, explicou Meyb.

Para a agricultora Nilda Maria, a implantação dos equipamentos vai intensificar sua produção e comercialização da farinha, além de fortalecer todos os agricultores da associação.

“Estou feliz, pois conseguimos participar do edital e ter a oportunidade de ser beneficiados com novos equipamentos. Todos aqui vão poder trabalhar e fortalecer a produção, e temos a expectativa de fornecer nosso produto para nossas feiras e mercados “, enfatizou Nilda.

Cada kit é composto por um grupo gerador de eletricidade, ralador de mandioca, farinha, prensa, torrador, bomba d’água e balança mecânica.