Início » Pesca manejada: Idam realiza capacitação para comunitários do Alto Solimões
Agro

Pesca manejada: Idam realiza capacitação para comunitários do Alto Solimões

Ação mais recente levou técnicos do Instituto à comunidade Belém do Solimões

A fim de desenvolver a pesca manejada no Alto Solimões, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem realizado atividades voltadas para o setor na comunidade Belém do Solimões, no município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus). Ações incluem curso de Manejo Participativo de Manejo Participativo de Recursos Pesqueiros com ênfase no pirarucu, contagem e monitoramento.

Segundo o gerente da unidade local do Idam em São Paulo de Olivença, Valdimar Nascimento, cuja equipe foi responsável pela realização das atividades, o curso de manejo foi realizado entre os dias 13 e 16 de junho, após decisão definida na 4ª Assembleia dos Caciques e Cacicas do Eware.

“Durante a capacitação, nós ajudamos os comunitários a compreender o passo a passo para a implantação do manejo, bem como temas como: mapeamento e discussão dos lagos; acordo de pesca; mapeamento de conflitos; contagem de pirarucu (teoria e prática); sustentabilidade ambiental e social; entre outros”, delineou Valdimar, que ministrou o curso juntamente com o engenheiro de pesca José Maria Batista Damasceno.

A ação beneficiou membros de diversas comunidades do Setor 01 do Assacaia, entre estas: N. Jutaí, Piranha, S. Domingos, Laguinho, Cigana Branca, Vila N. Esperança, N. Maranhão, N. Jordânia, Belém, Vera Cruz, N. Porto Jericó, S. José do Guariba, Bibiano do Assacaia, N. Reforma do Uruá, Mirassol, Tupy I, Tupy II, Deus nos Ajude, Sacambú I, Bananal, Palmares, Cajari II e Enepu.