Início » Tubones, coral da UEA, encanta público no Teatro Amazonas
cultura

Tubones, coral da UEA, encanta público no Teatro Amazonas

FOTOS: Daniel Brito/UEA

Grupo apresentou-se no com show gratuito no teatro, celebrando uma década de existência

Os dez anos do Tubones Coral, grupo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foram comemorados em grande estilo no Teatro Amazonas. Na noite de quarta-feira (14/06), foi realizado um show para convidados e também aberto ao público.

Durante uma hora, o grupo encantou os presentes ao entoar ritmos diversos, sucessos nacionais e regionais. O grande homenageado da noite foi o cantor e compositor Milton Nascimento que, recentemente, despediu-se dos palcos.

Fizeram parte do repertório do Tubones Coral para a apresentação no TA as seguintes músicas: O bêbado e o equilibrista, Maria Maria, Nos bailes da vida, Amazonas moreno, Saga do canoeiro, Festa da raça, Sentimento Caprichoso, Vermelho, Feitiço da vila e Brasileirinho.

Para o maestro Fábio Carmo, coordenador do coral e pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, o momento foi ímpar. “É uma alegria e satisfação enorme poder continuar com esse trabalho. Dez anos sendo, efetivamente, um projeto de extensão e fazendo a extensão da universidade. Esse momento no Teatro Amazonas é de celebração. Agora é se divertir.”

A gestão superior da UEA marcou presença no evento. A vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima. O Tubones também foi prestigiado por pró-reitores, diretores de unidades, diretores de órgãos suplementares e servidores da UEA.

Na plateia do Teatro Amazonas, a aposentada Maria Luíza de Barros Ferreira não escondia a empolgação. “Eu vim por um convite da minha amiga, pois o filho dela toca no coral. Espero um grande evento e uma grande apresentação”. A copeira Alzira Moura, mãe de Alisson Moura, trombonista baixo, era só orgulho. “É maravilhoso ver meu filho tocar, gratificantes demais! É um trabalho de anos que ele vem fazendo.”

Turnê 

Recentemente, o Tubones Coral iniciou turnê pelo interior do Amazonas para comemorar os dez anos e apresentar o grupo ao povo amazonense. São Gabriel da Cachoeira foi o primeiro município visitado, seguido de Careiro Castanho, Tabatinga e Manaus. Os próximos serão Manacapuru, Tefé, Parintins, Coari, Presidente Figueiredo e Itacoatiara.

 Formação 

Hoje, o grupo conta com 16 integrantes, sendo 11 trombones tenores, dois trombones baixos, uma tuba e dois percussionistas. No show no TA, estiveram presentes 12 musicistas: Fabio Carmo Plácido Santos, Victor Gabriel Ferreira de Figueiredo, Jorge Ricardo de Araújo Lopes, Jessé Sicsú de França, Alexandro Felipe Brito Barbosa; Cristian Nelson Moraes Barria Igor, Mauro Joel Vieira Mota, Alison Moura da Gama, Jarleson Santos Braz, Wellington da Silva França, Jânio Girão e Jonas Caio da Rocha Fonseca.

Com informações da assessoria