Início » Pesquisa identifica patrimônio geológico e arqueológico de São Gabriel da Cachoeira
Amazonas

Pesquisa identifica patrimônio geológico e arqueológico de São Gabriel da Cachoeira

Inventário foi realizado com apoio da Fapeam, via Programa de Apoio Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica

Em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), estudo realizou a identificação e o mapeamento do patrimônio geológico e arqueológico da cidade. Além de gerar conhecimento científico, o projeto também promoveu o incentivo a atividades ligadas ao etnogeoturismo no município. A pesquisa recebeu apoio do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Por meio do projeto, foi identificado um sítio arqueológico em conjuntos rochosos na comunidade Cabari, localizada à margem direita do Rio Negro, próximo à sede de São Gabriel da Cachoeira. 

E no Morro Fortaleza, bem como em vários pontos da cidade, foram mapeados vestígios e fragmentos de cerâmicas, de onde foram retirados 550 quilos de material arqueológico, que se encontram no Museu da Amazônia, em Manaus, para tratamento e exposição pública.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia Solange Pereira do Nascimento, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na orla de São Gabriel da Cachoeira, os pesquisadores reportaram ter identificado conjuntos rochosos expostos durante a vazante do rio Negro. 

“A pesquisa realizou importantes levantamentos e inventários pioneiros na região, cujos resultados podem substanciar outras atividades de pesquisa e extensão no âmbito das Ciências Humanas” destacou.

Conhecimento e preservação

Também na sede de São Gabriel da Cachoeira, foram observados extratos de solo de terra preta na Praça da Diocese da cidade e em outras áreas. Além disso, a pesquisa inseriu o Morro de Seis Lagos no Geossit, plataforma on-line de cadastro de sítios arqueológicos.

Deste modo, com a soma dos dados identificados e das informações coletadas no âmbito do projeto, o estudo pode auxiliar na implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e conservação ambiental.

Equipe

Ao todo, seis pessoas participaram do estudo, intitulado “Pelos Caminhos da Canoa da Transformação ao Etnogeoturismo em São Gabriel da Cachoeira – AM”.

Entre os participantes estão geólogos, arqueólogos e antropólogos vinculados à UEA, à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ao CPRM – Serviço Geológico do Brasil.

Apoio

Iniciada em 2020 e finalizado em 2022, a pesquisa recebeu investimento da Fapeam, via edital Nº 003/2020 do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter.

O programa visa fomentar a interiorização, por meio de projetos de pesquisa que visem o fortalecimento e a consolidação da infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com vistas à criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade reconhecida em instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centros de pesquisa sediados no interior do Estado do Amazonas.