Início » BuyCo. oferece ferramenta gratuita para valuation de PMEs
Notícias Corporativas

BuyCo. oferece ferramenta gratuita para valuation de PMEs

A plataforma de M&A e valuation passou a oferecer a solução, que era paga, agora de forma gratuita; empresas desse porte são responsáveis por cerca de 27% do PIB do país

A BuyCo., empresa de valuation (avaliação de negócios) e M&A (fusões e aquisições) para PMEs (Pequenas e Médias Empresas), passou a oferecer de maneira gratuita uma ferramenta voltada para empresários que desejam descobrir o valor de seu patrimônio. Por meio da solução que, até então era paga, o negócio já avaliou mais de 100 mil empresas.

A solução é uma alternativa para empreendedores de PMEs que desejam descobrir o valor de seus negócios, em um universo em que as iniciativas desse porte são responsáveis por cerca de  27% do PIB (Produto Interno Bruto) e por 52% dos empregos de carteira assinada do país, conforme artigo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

Nesse panorama, “a BuyCo. acredita que pode fomentar o mercado que mais emprega no Brasil e valorizar as empresas que fazem diferença na economia”, segundo nota divulgada pela companhia. O texto também destaca que, “com o lançamento, a BuyCo. busca oferecer às PMEs o mesmo acesso que, hoje, é concedido somente a empresas de grande porte, principalmente em função dos preços praticados no mercado”.

Rafaela Rossi, CBO e sócia-fundadora da BuyCo., destaca que a ferramenta visa facilitar a busca por formas de investimento, estratégia e crescimento, “O valuation gratuito é parte da nossa missão em democratizar o acesso em valuation e M&A de PMEs”, diz.

Valuation consiste no cálculo para estimar o valor justo de um empreendimento por meio de métodos quantitativos para analisar a situação financeira e as perspectivas de crescimento. “A ferramenta contribui para que o mercado possa se educar e se preparar, ainda mais, para as negociações de compra e venda de empresas”, completa Rafaela.

Diego Ornellas, CEO e sócio-fundador da BuyCo. explica que, enquanto há uma tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para orientar quem quer comercializar um carro e determinar seu preço de forma objetiva, vender uma empresa é um processo ainda mais subjetivo, no qual poucas pessoas têm uma compreensão clara do seu real valor. Diego diz: “E esse é o objetivo da BuyCo., se tornar referência em avaliação e compra e venda de empresas.”

“A BuyCo. nasceu com o objetivo de tornar a avaliação de empresas mais acessível, permitindo que todos os empreendedores saibam quanto seu empreendimento realmente vale”, pontua. “Por isso, disponibilizamos essa ferramenta para cumprir nossa missão de democratizar o acesso à avaliação empresarial”, complementa.

Renata Magalhães, sócia e gerente de G&A da BuyCo. observa que, desde o seu início, a empresa teve como propósito democratizar o acesso a ferramentas para vida de qualquer empresário, independentemente do porte. “Saber quanto vale a sua empresa é de suma importância em diversos momentos da vida empresarial, fato que ainda é desconhecido por grande parte dos donos de empresas, principalmente das PMEs”, afirma.

“Nesse contexto”, prossegue, “por meio de nossa ferramenta gratuita, pretendemos educar esses empresários a enxergarem suas empresas não só como geradoras de lucro, mas como o patrimônio mais valioso que possuem”, acrescenta Renata.

A movimentação financeira real das PMEs cresceu 7% em 2023, como mostram dados do IODE-PMEs (Índice Omie de Desempenho Econômico). Segundo o estudo, o mercado de PMEs teve uma performance superior ao PIB geral do país no último ano.

A pesquisa também destaca que, apesar da manutenção das taxas de juros em níveis historicamente elevados no decorrer do ano anterior, que desestimulam o consumo e os investimentos, o mercado de PMEs foi positivamente impactado pela recuperação da renda das famílias, reflexo dos efeitos mais favoráveis vindos do mercado de trabalho.

Laudo abre um “leque” de oportunidades para PMEs

Rafaela explica que o valuation gratuito da BuyCo. é um laudo preenchido em, no máximo, 15 minutos – caso o empresário já possua todas as informações em mãos -, com resultado imediato, proporcionando uma visão do desempenho, potencial e valor do negócio.

“O método pondera duas metodologias de cálculo: fluxo de caixa descontado e múltiplos de mercado – duas das metodologias mais conhecidas para cálculo de valuation, de acordo com as que melhor representam o mercado”, explica. “São empregadas metodologias conforme cada negócio para encontrar o valor mais justo do patrimônio do empreendedor”, acrescenta.

A CBO e sócia-fundadora da BuyCo. ressalta que a avaliação é uma versão simplificada, gerada com base nos dados fornecidos pelo empreendedor. “Caso o empresário deseje uma análise mais aprofundada e auxílio de um especialista, é preciso solicitar uma avaliação detalhada com um de nossos consultores”.

Nas palavras de Rafaela, o laudo abre um “leque” de oportunidades para as PMEs, como acesso a créditos e financiamentos, captação de sócios e investidores, gestão, estratégias fundamentadas, conhecimento patrimonial e sucessório, entendimento do desempenho empresarial, tomada de decisão e precificação para compra e venda de empresas.

“O acesso a esse conteúdo e ferramenta eleva o nível de consciência do empreendedor e  desempenha um papel crucial na redução da taxa de mortalidade das empresas”, afirma. “Isso é significativo para o Brasil, um dos países que mais empreendem no mundo, mas que detém uma alta taxa de mortalidade empresarial. Por isso, pretendemos ajudar a impedir que pequenos e médios negócios fechem suas portas por não encontrarem novos donos ou possibilidades”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://valuation.buyco.com.br/?utm_source=dino