Início » Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro Alvorada 1
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro Alvorada 1

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inicia, de forma emergencial, nesta quinta-feira, 27/4, a recuperação de uma galeria subterrânea de rede de drenagem profunda, na rua Cariri, bairro Alvorada 1, zona Centro-Oeste.

A intervenção imediata é necessária, porque a tubulação não comportava mais o volume de água, provocando alagamentos na região.

Um dos principais motivos dos alagamentos é o entupimento da rede subterrânea, com entulho e lixo descartado inadequadamente nas vias públicas da cidade. Desta forma, o engenheiro responsável pela obra, José Rebouças, orienta a população a colaborar com o poder público, evitando o descarte incorreto de resíduos nas vias da cidade de Manaus.

“Infelizmente, o descarte irregular de lixo nas ruas da cidade é o responsável por 40% dos rompimentos das redes de drenagem na cidade, acarretando a sobrecarga e obstrução dos tubos das galerias subterrâneas. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é atuar, de maneira imediata, nessas ocorrências e realizar o serviço completo de desobstrução, limpeza e manutenção com troca de manilhas, como é o caso da rua Cariri”, explicou o engenheiro.

No local, quase 20 metros de extensão estão recebendo um serviço geral de manutenção, com a substituição dos tubos por manilhas em concreto armado. As equipes da Seminf também atuam na desobstrução total da rede. 

O serviço de manutenção nas redes de drenagem profunda está em ritmo intenso por determinação do prefeito David Almeida, em virtude das fortes chuvas.

Desta forma, a Seminf mobiliza as equipes responsáveis pela desobstrução das galerias, manutenção das manilhas comprometidas para, sobretudo, normalizar a capacidade de absorção das águas nos dias chuvosos.