Início » Ministro da Educação critica Novo Ensino Médio e aponta soluções
Política

Ministro da Educação critica Novo Ensino Médio e aponta soluções

Durante o programa “Roda Viva” da TV Cultura, realizado na noite desta segunda-feira (12 de junho de 2023), o ministro da Educação, Camilo Santana, fez declarações preocupantes a respeito do Novo Ensino Médio. Segundo ele, existem graves problemas nesse modelo de ensino, especialmente em relação à implementação, infraestrutura e formação de professores. Diante dessas questões, o ministro anunciou que o governo federal apresentará uma nova proposta para o ensino médio, ainda sem definir se será por meio de projeto de lei ou medida provisória, mas afirmou a intenção de dialogar com os congressistas.

Camilo Santana destacou que a aprovação do Novo Ensino Médio ocorreu em 2017 e foi elaborada durante a transição do governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, a orientação era promover um amplo debate e consulta popular para avaliação. Como ministro da Educação, uma das primeiras medidas adotadas foi a precedência do Ministério, pois, segundo ele, o Brasil previu nos últimos quatro anos um desmantelamento nessa área.

Ao ser questionado sobre a existência de consenso entre alunos, estudantes e população em geral em relação ao Novo Ensino Médio, o ministro enfatizou a importância de uma avaliação abrangente e destacou a necessidade de buscar soluções em conjunto, visando a melhoria do sistema educacional como um pendência.