Início » Governo do Amazonas avança com obras da primeira Escola da Floresta na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã
Destaque

Governo do Amazonas avança com obras da primeira Escola da Floresta na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã

Fotos: Lucas Silva/ Secom

Essa é a primeira unidade, de um total de três, que serão construídas para fortalecer ações de educação ambiental nas UCs

A construção da primeira Escola da Floresta na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), já começou e tem gerado boas expectativas para a comunidade que será beneficiada com esse projeto que vai promover sustentabilidade e ações socioambientais em unidades de ensino do estado. Em fevereiro deste ano, o governador Wilson Lima assinou a ordem de serviço para a construção da unidade. 

O projeto do Governo do Estado é executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A unidade na RDS do Uatumã está localizada na comunidade Bom Jesus do Angelim, onde moram mais de 20 famílias que vivem da agricultura sustentável. Conforme o fiscal da Secretaria de Educação na obra, engenheiro Renato Amazonas, os trabalhos consistem atualmente na mobilização de materiais e equipamentos na área. A próxima fase será a de infraestrutura com a parte de fundação. 

“As obras estão, atualmente, em fase inicial na parte de mobilização, com montagem da estrutura de suporte e de locação de todo o prédio. Mas, já estamos iniciando a fase de infraestrutura, que é a segunda etapa, que inclui a parte de fundação. A escola possui toda sua madeira de remanejo e estamos buscando implementar um processo construtivo sustentável, da aquisição dos materiais até o descarte”, explicou.

O engenheiro ainda enfatizou a importância do uso sustentável de recursos naturais na construção da instituição. “A Escola da Floresta vem no sentido de representar a sociedade do Amazonas em uma comunidade que já vive de forma sustentável. O fornecimento de energia dela será em painel solar. A escola também vai fazer a captação de água da chuva, que serão armazenadas em uma cisterna, tratada e relançada na rede da escola”.

Proposta ambiental

A Escola da Floresta vai promover a sustentabilidade socioambiental nas unidades de ensino ao fortalecer as ações de educação ambiental nas Unidades de Conservação (UCs). As unidades serão espaços de gestão democrática e de respeito à diversidade sociocultural e aos direitos humanos.

Serão construídas três escolas. Além da RDS do Uatumã, receberão o projeto a Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, no município de Presidente Figueiredo; e a RDS Piagaçu Purus, no município de Beruri.

Cada unidade contará com quatro de salas de aula, uma sala de leitura, uma sala multiuso, refeitório, sala dos professores, alojamento dos educadores e dos estudantes, Espaço Maker, que é o laboratório de robótica, além de banheiros e demais estruturas escolares, como secretaria, despensa, cozinha e depósito.

A proposta também inclui formar futuras lideranças das áreas protegidas, no intuito de fortalecer a gestão desses territórios, em especial, na promoção de atividades de desenvolvimento sustentável.

A agente de saúde Claudeme Loureiro, 52, contou que a obra representa o futuro de seus netos e de toda a comunidade. “É muito satisfatória essa escola que está sendo construída tanto para nós, da Comunidade Bom Jesus,  quanto para as outras comunidades da Reserva. Aqui, nós criamos e plantamos tudo com respeito à reserva ambiental. Estou muito feliz porque é o futuro dos meus netos que estudam nessa comunidade”.

Com informações da assessoria.