Início » Prefeitura de Manaus lança projeto voltado à prática de xadrez em escolas municipais
Manaus

Prefeitura de Manaus lança projeto voltado à prática de xadrez em escolas municipais

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, na tarde desta segunda-feira, 8/10, o projeto-piloto "Xadrez na Escola", que pretende beneficiar neste primeiro momento cerca de 4 mil alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais.

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, na tarde desta segunda-feira, 8/10, o projeto-piloto “Xadrez na Escola”, que pretende beneficiar neste primeiro momento cerca de 4 mil alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais. Na oportunidade, foram entregues 50 kits com 20 jogos de xadrez para cada unidade contemplada.

O projeto faz parte do plano de ação do prefeito David Almeida que tem por finalidade disponibilizar espaços de inclusão e oportunidades nas unidades da rede municipal de ensino, segundo explica a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.  

“Mais uma tarde feliz e que representa um marco para a Semed com lançamento deste projeto, que, por sinal, faz parte do plano de governo do prefeito David Almeida, que é um cara aguerrido, trabalhador, visionário e que dá condições para que possamos oferecer o que há de melhor para a educação de Manaus”, acrescenta Dulce.

E a ação está além da entrega de jogos de xadrez, pois a Semed também vai dar suporte para que as unidades contempladas possam usar a prática esportiva de maneira estratégica para agregar conhecimento e incentivar o esporte ainda mais na rede, disse o coordenador de Esportes da Semed, Ronnie Melo.  

“Hoje, estaremos entregando os tabuleiros de xadrez, mas não para por aí, porque essas escolas vão ter acompanhamento pedagógico, a secretaria irá desenvolver uma metodologia específica de xadrez na rede, vamos realizar competições, ou seja, vamos usar o xadrez como uma estratégia de ensino da rede”, disse Ronnie. 

A solenidade contou com a presença do tetracampeão de xadrez adulto, Alexandr Fier, que pratica o esporte há cerca de 30 anos e que inclusive já participou de competições fora do país representando o Brasil. 

“Como campeão brasileiro de xadrez fico muito feliz, porque eu mesmo quando estava começando aprendi muita coisa na escola. Então acho que essa massificação do esporte vai fazer as crianças se divertirem e estimular outros aspectos como tomada de decisão, paciência e concentração. Então a Semed está de parabéns pela iniciativa e espero que outras cidades se espelhem e incentivem este esporte como Manaus está fazendo”, salientou Alexandr. 

O projeto também vai apoiar unidades de ensino que já usam o xadrez como apoio na área pedagógica em escolas no município. Uma dessas unidades é a escola municipal Sérgio Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Sul. Para um dos participantes do projeto da unidade, o aluno Wilson Pereira, 10 anos, do 4º ano, o xadrez contribui não só nos seus estudos. 

“Gosto do xadrez não só por ele me ajudar em conteúdos de matemática, por exemplo, gosto deste esporte, porque ele é uma modalidade esportiva completa, que trabalha várias coisas ao mesmo tempo. E agora que sei que o projeto que existe na minha escola vai expandir, pretendo treinar mais, já pensando em futuras competições e oportunidades”, destacou Wilson.