Início » Confira lista de 40 novos medicamentos gratuitos para quem recebe Bolsa Família
Destaque

Confira lista de 40 novos medicamentos gratuitos para quem recebe Bolsa Família

Foto: Reprodução/RBS TV

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (7) uma medida importante para os beneficiários do programa Bolsa Família. Agora, será possível retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis na lista atual da Farmácia Popular.

O programa Farmácia Popular, que já oferece uma variedade de medicamentos gratuitos ou com descontos de 90%, está ampliando os benefícios para os beneficiários do Bolsa Família. Isso significa que os remédios que antes tinham apenas desconto agora serão totalmente gratuitos para essa parcela da população.

Entre os medicamentos que serão gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família estão quatro tipos de anticoncepcionais, dois tratamentos para a Doença de Parkinson, três apresentações de sinvastatina (usada no controle do colesterol), três opções para o controle da rinite e fraldas geriátricas.

Além desses medicamentos, a Farmácia Popular continua a fornecer gratuitamente 22 medicamentos para controlo da asma, diabetes e hipertensão para todos os cidadãos, sem alterações.

O programa Farmácia Popular foi relançado nesta quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada no Recife. Segundo o governo, os beneficiários do Bolsa Família não precisarão fazer um novo cadastro para obter os medicamentos gratuitos. A identificação será feita por meio do sistema do Farmácia Popular.

Além disso, o governo também anunciou a expansão da Farmácia Popular para comunidades indígenas. Um projeto-piloto será implantado no território Yanomami, em Roraima, permitindo que representantes dessas comunidades retirem a medicação sem a necessidade de informar o CPF.

Para obter os medicamentos gratuitos ou com descontos da Farmácia Popular, os pacientes devem se dirigir a uma farmácia ou drogaria credenciada, que exiba o selo “Aqui tem Farmácia Popular”. Será necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto e número do CPF, juntamente com uma receita médica válida, seja residente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por um médico particular.

Quais remédios estão no programa?

Confira abaixo a lista de medicamentos disponíveis no Farmácia Popular:

Gratuitos para toda a população

  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
  • Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).

Retirada

Para retirada das fraldas geriátricas, é necessário que o paciente tenha mais de 60 anos ou seja pessoa com deficiência, e apresente uma prescrição, laudo ou atestado que comprove a necessidade do uso das fraldas.

Essa iniciativa visa facilitar o acesso aos medicamentos essenciais para a população em situação de vulnerabilidade social, garantindo a continuidade dos tratamentos médicos necessários. O governo está reformulando o programa Farmácia Popular e buscando ampliar o alcance e buscar esse importante serviço de saúde.