Início » Mais de 23 mil pessoas já foram afetadas pela subida das águas
Amazonas

Mais de 23 mil pessoas já foram afetadas pela subida das águas

A Defesa Civil do Amazonas apontou, em seu relatório diário desta segunda-feira (30) que 22.451 pessoas já foram afetadas diretamente pela subida dos rios, do início do ano até agora, nos municípios de Boca do Acre, Jutaí e Japurá. O levantamento indica que Japurá é o município mais afetado.

Famílias

Em Japurá são 13.598 pessoas cadastradas como afetadas pela cheia (3.400 famílias); em Boca do Acre, 8.732 pessoas (2.183 famílias) e em Jutaí, 121 pessoas (30 famílias). A Defesa Civil vai emitir novo boletim no final do dia desta terça.

Municípios em alerta

O relatório indica que 37 municípios estão em Situação de Alerta.. Veja por calha:
Calha do Juruá: Carauari e Juruá
Calha do Purus: Tapauá e Beruri
Calha do Madeira: Borba e Nova Olinda do Norte
Calha do Médio Solimões: Fonte Boa, Maraã, Uarini, Alvarães, Tefé e Coari (Itapéua).
Calha do Baixo Solimões: Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho e Careiro Da Várzea
Calha do Médio Amazonas: Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Autazes, Urucurituba, Itapiranga.
Calha do Baixo Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Parintins e Maués.
Calha do Rio Negro: Novo Airão e Manaus

Municípios em atenção

Ainda segundo o documento, 12 cidades estão em Situação de Atenção. Veja por calha:
Calha do Juruá: Itamarati e Eirunepé
Calha do Purus: Pauini, Lábrea, Canutama
Calha Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.

Municípios em emergência

E apenas três cidades estão em situação de emergência, que são as mesmas onde a população já está sendo afetada pela subida das águas: Boca do Acre (calha do Purus) e Jutaí e Japurá (calha do Médio Solimões).

De Portal ÚNICO.