Início » Olimpíadas de Paris 2024:  Governo do Amazonas celebra resultados expressivos e mira cenário olímpico internacional
Esporte

Olimpíadas de Paris 2024:  Governo do Amazonas celebra resultados expressivos e mira cenário olímpico internacional

FOTOS: Mauro Neto / Sedel

 Com o Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, 19 atletas trilham caminho promissor para o maior evento esportivo do mundo

Contagem regressiva, a 365 dias da competição mais importante do mundo esportivo, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), apresenta dados promissores dos 19 atletas com índices pré-olímpicos. O Governo do Estado trilha uma nova realidade com o Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, durante o período de quatro meses, os atletas conquistaram o total de 101 medalhas, 27 títulos nacionais e internacionais, projetando o Amazonas para o próximo ciclo olímpico.

“É uma das metas do governo Wilson Lima, que possamos alavancar cada vez mais o esporte amazonense a níveis nacionais e internacionais. Sabemos que a jornada é árdua, mas esses resultados são apenas o início e nos mostram a força que o esporte possui. Nosso foco é elevar nossos atletas a um patamar nunca visto na história do estado”, destacou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

O relatório de dados do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, apresenta o novo DNA olímpico do estado, com o levantamento de rendimento dos 19 atletas que buscam alcançar uma vaga nas próximas olimpíadas. Além dos índices pré-olímpicos, o documento apresenta, a idade média, peso, títulos conquistados e a porcentagem individual de cada atleta para chegar ao mundial.

O documento apresenta que o atleta do lançamento de dardo, Pedro Nunes, de 24 anos, possui um total de 98,46% de chances de alcançar a vaga para as Olimpíadas. Natural de Parintins, Pedro é detentor do recorde brasileiro com a marca de 83,89 metros, conquistada no Grande Prêmio do Brasil (GP Brasil).

A natação também tem papel fundamental no Projeto rumo a Paris, o nadador Caio Arcos, de apenas 19 anos, tem se destacado nacional e internacionalmente, sendo o recordista, com um total de 30 medalhas neste período. Pela primeira vez em 23 anos, um nadador amazonense chegou às finais do Troféu Brasil, somando seus índices o atleta tem 95,21% de chances de chegar aos jogos olímpicos.

“A rotina não é fácil, exige dedicação à alimentação e muitos treinos, mas com a ajuda do Governo do Amazonas, temos a possibilidade de melhorar nosso desempenho. Sabemos que a jornada para chegar às Olimpíadas é longa, tenho treinado 12 vezes por semana, e minha expectativa é muito grande”, disse Caio Arcos, 5º melhor nado costas no Brasil.

Coordenando o Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, Sandro Viana reforça a importância e o comprometimento na preparação desses atletas. “Em quatro meses temos conquistado a média de uma medalha a cada 1,5 dia. Isso é reflexo do trabalho do Governo do Amazonas que tem dado oportunidade aos nossos jovens”, enfatizou. 

Dados

O nível de escolaridade desses atletas figura em 68% no nível superior, 26% no ensino médio e apenas 6% no ensino fundamental. Das 101 medalhas conquistadas em quatro meses pela equipe, nove são títulos internacionais, 18 títulos nacionais e 74 regionais.

A equipe tem em média a idade de 24 anos, 7 meses e 14 dias, sendo a mais jovem de 14 anos, Daniela Vitória Costa Martins, revelação do skate. O mais velho dessa lista é o paratleta de halterofilismo paraolímpico, Eduardo Dantas Soares, com 40 anos.

O estudo apresenta a média em altura de 1,74 metros, o atleta Vinícius de Lima Bezerra, em seus 2,07m de altura, destaca-se como o mais alto da equipe de basquete 3×3. No outro extremo está Franciane dos Santos Moura, com seus 1,50m, que performa no atletismo.

A média de peso desses atletas é de 77 kg, figurando como mais pesado o atleta de judô Victor Maximus de González, com 125kg, e Franciane dos Santos Moura como a mais leve, com apenas 42 kg.

Também são destaques nomes como Kenedy Pedrosa, Sabrina Gama e Bryan Lucas de Oliveira do wrestling, do recordista Pedro Nunes no lançamento de dardo e da paratleta Maria de Fátima no halterofilismo, entre outros talentos.

Progressões

Porcentagem que representam chances possíveis de ingresso nas olimpíadas.

Pedro Nunes: 98,46%, lançamento de dardo

Caio Arcos: 95,21%, natação

Franciane Santos: 90,29%, atletismo

Victor Maximus: 62,50%, judô

Carlos Guilherme: 42,85%, basquete 3×3

Francisco Mady: 42,85%, basquete 3×3

Jeisrael Bentes: 42,85%, basquete 3×3

Victório Cestaro: 42,85%, basquete 3×3

Vinícius Bezerra: 42,85%, basquete 3×3

Bryan Lucas: 92%, wrestling

Kenedy Pedrosa: 92%, wrestling

Sabrina Gama: 92%, wrestling

Maria de Fátima: 93,75%, halterofilismo

Eduardo Soares: 85,52%, halterofilismo

Lucas Manoel: 95,39%, halterofilismo

Gustavo Paulino: 95,73 %, tiro com arco

Atletas que ainda não tiveram competições:

Graziela Paulino – tiro com arco

Luis Felipe Tamayo – patinação de velocidade

Daniela Vitória – skate

Com informações da assessoria.