Início » 6 milhões em defesa da Amazônia: Maior abaixo-assinado da história do Brasil é entregue ao Ministério do Meio Ambiente 
Brasil

6 milhões em defesa da Amazônia: Maior abaixo-assinado da história do Brasil é entregue ao Ministério do Meio Ambiente 

A equipe da plataforma de abaixo-assinados Change.org se reuniu, na manhã desta sextta-feira (11), com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para entregar duas petições que acumulam 7,3 milhões de assinaturas cobrando medidas do governo para a defesa da Amazônia e do Pantanal. A audiência foi na sede do Ministério, em Brasília. 

Sozinho, o abaixo-assinado contra o desmatamento na Amazônia engaja mais de 6 milhões de signatários. Aberto ainda em 2018, por uma moradora de Manaus, capital do Amazonas, a campanha é a maior já criada na versão brasileira da plataforma Change.org. A organização responde como a maior plataforma de petições online do Brasil e do mundo.

O jovem ativista socioambiental Gabriel Adami, membro do secretariado do Grupo de Trabalho (GT) Pantanal da Frente Parlamentar Ambientalista, assistente de políticas públicas do Instituto SOS Pantanal e autor da petição em defesa do Pantanal, também participou do encontro. O documento “O Pantanal Importa” reúne mais de 1,3 milhão de assinaturas.  

“Levamos ao ministério o apelo da sociedade em torno desses biomas. São mais de 7 milhões de assinaturas simbolizando a voz dos brasileiros e brasileiras que cobram ações para a defesa da Amazônia e do Pantanal. Um grito pelo meio ambiente, que foi ouvido pelo Ministério”, diz Monica Souza, diretora-executiva da Change.org, que participou da ação. 

A reunião foi com a secretária de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, Rita Mesquita. Na terça (16), em outra audiência com a equipe da Change.org e ONGs, a ministra Marina Silva recebeu sete petições ligadas à causa animal, com 3,9 milhões de assinaturas. 

O ministério recebeu as demandas e comentou sobre ações que serão tomadas em relação aos pedidos dos abaixo-assinados. Respostas oficiais serão publicadas nas petições.

Mutirão de entregas de petições

A audiência faz parte de uma ação promovida pela organização Change.org para levar demandas dos brasileiros a autoridades tomadoras de decisão no Governo Federal. No total, foram entregues 21 petições, totalizando 20,4 milhões assinaturas, a cinco ministérios. 

“O objetivo dessa ação foi abrir diálogo e espaço para que a manifestação pública dessas milhões de pessoas que se mobilizam em abaixo-assinados na internet possa ressoar dentro dos gabinetes do governo e provocar a ação das autoridades”, explica Monica Souza. 

A reunião com o Ministério do Meio Ambiente encerra o mutirão que teve início na terça (16), com duas audiências. Além do encontro com a ministra Marina Silva, no mesmo dia a equipe da Change.org foi ao Ministério dos Direitos Humanos para apresentar abaixo-assinados sobre os casos João Pedro e Miguel, além de outros dois com pedidos de conclusão para o caso Dom e Bruno e mais um por direitos para pessoas trans e travestis. 

Já na tarde de quarta-feira (17), um encontro foi realizado com o Ministério da Educação (MEC) para a entrega de duas petições. Os abaixo-assinados acumulam 3,1 milhões de signatários em defesa das universidades públicas e contra a proposta de taxação dos livros. 

Nesta quinta (18), foram realizadas audiências com os ministérios das Mulheres e da Igualdade Racial. Ao primeiro órgão, foram levadas seis petições em defesa de leis e de políticas públicas sobre saúde, acessibilidade, segurança, justiça e trabalho às mulheres. 

À tarde, houve uma reunião com o Ministério da Igualdade Racial. Além da Change.org, os pais do adolescente João Pedro, assassinado em operação policial no Rio de Janeiro, em 2020, também participaram. No mesmo dia, completaram-se 3 anos do assassinato do menino. 

 Ao ministério foram apresentados dois manifestos abertos na Change.org: “Justiça por João Pedro”, com 3 milhões de assinaturas, e “Justiça por Miguel”, que reúne 2,8 milhões de signatários. Mirtes Renata, mãe do menino Miguel Otávio, morto ao cair de um prédio em Recife (PE), também no ano de 2020, falou em uma carta que foi apresentada ao ministério. 

Quem é a Change.org

Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados e ativismo digital do mundo voltada para a mudança social. Com mais de 500 milhões de usuários em 196 países, a organização contabiliza uma vitória por hora em abaixo-assinados online no planeta. 

A missão da organização é empoderar cidadãos para gerar mudanças a nível local, nacional e global. Como plataforma plural, aberta, gratuita e independente, contribui com o fortalecimento da democracia nos países onde atua. No Brasil, a Change.org está ativa desde 2012, possui 40,9 milhões de usuários e acumula mais de 1,2 mil histórias com finais felizes, provando que a união de vozes e o ativismo digital alcançam conquistas que impactam vidas.