Início » Cinco dicas para começar a meditar 
Saúde

Cinco dicas para começar a meditar 

No domingo, dia 21 de maio, comemorou-se o Dia Mundial da Meditação, uma prática milenar que vem conquistando adeptos devido aos benefícios que traz para a saúde mental. Apesar disso, a meditação ainda provoca dúvidas em muita gente. O monge Satyanatha, que já ajudou milhares de pessoas a meditar e é especialista e voz do app Atma, da Vivo, reuniu abaixo 5 dicas para quem quer dar início a uma jornada meditativa.  

Com mais de mil meditações, o Atma oferece trilhas gratuitas de conteúdo, além de contar com uma versão completa que traz músicas e sons de fundo, por uma assinatura mensal de R$ 16,90. E, para incentivar todo mundo a começar a meditar, até o dia 31/05/23, será possível contratar a versão completa do Atma pagando apenas R$1,90 na primeira mensalidade. O aplicativo está disponível para qualquer pessoa, inclusive para quem não é cliente da Vivo, e registra mais de 2 milhões de downloads. 

  1. Como começar e por quanto tempo? Comece sabendo que a meditação é um processo natural. Assim como qualquer pessoa com músculos pode se alongar, qualquer ser humano pode e deve meditar. Para isso é útil ter alguém te orientando, como o app Atma, com mais de 1000 meditações. E por quanto tempo? A meditação deve começar curta para ela não te atrapalhar: três minutos, cinco minutos… e conforme você notar o quanto a meditação impacta positivamente – como provam todas as universidades que já estudaram isso -, você vai querer aumentar o tempo naturalmente. Então, por quanto tempo? Pouco, o tempo que se encaixa no seu dia, mas considere isso como um presente para você e repita. E como começar? Comece sabendo que você foi feito para isso, você foi feito para meditar, assim como a gente já foi feito para rir, para ser feliz. 
  2. Onde meditar? Preparar o ambiente para meditar é apenas criar um local protegido – um lugar em que você possa fechar a porta, entrar em relativo silêncio e mergulhar em si mesmo. Procure um cantinho da sua casa relativamente silencioso, onde você possa se sentar por 10 minutos sem ser interrompido. Aí, é só colocar seu fone de ouvido, abrir o Atma e deixar-se fluir na meditação guiada. Se você já é experiente, deixe-se levar naquele momento que é só seu. 
  3. Tem hora certa? Não há hora certa ou errada, mas a meditação pode ser uma aliada especial para começar o dia, por isso, a dica é meditar antes de trabalhar ou de ir para a escola. Assim como o banho limpa a pele, a meditação limpa a mente. Portanto, se tomamos um banho para estarmos no melhor momento para encontrar um amigo ou para ir para uma reunião, a gente medita para estar no melhor estado para começar a trabalhar ou estudar.  
  4. É pra todo mundo? Meditação não tem idade! Da criança ao idoso, todo mundo pode aprender e sentir os benefícios dessa prática. 
  5. Se eu pegar no sono durante a meditação é porque não deu certo? Meditar pode ter vários objetivos. Todos nos levam ao autoconhecimento, a uma vida mais ponderada, de pensamentos mais claros, mas existem meditações para aumentar a eficiência e performance no trabalho, a potência no esporte, a inteligência numa prova ou aumentar o relaxamento e nos levar a dormir. Se a meditação escolhida é uma das muitas que são de relaxamento e aprofundamento, está ótimo se você acabar dormindo. É claro que se você escolher uma meditação dedicada à alta performance e dormir, talvez você não tenha escolhido a meditação que, na verdade, o seu corpo queria. Mas não tem problema dormir, existem muitas meditações que se você terminar dormindo isso foi o triunfo, o sono se torna uma continuação gostosa da meditação.  

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário