Início » Membros da Abin visitam sala de monitoramento do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise)
Geral

Membros da Abin visitam sala de monitoramento do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise)

O sistema integrado tem adotado ações para inibir ameaças e ataques em unidades de ensino

Membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Governo Federal, visitaram, nesta terça-feira (02/05), a sala de monitoramento do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise). Criado com objetivo de combater e prevenir todas as formas de violência dentro das escolas, o Nise tem adotado medidas de segurança para inibir ameaças e ataques em unidades de ensino da rede estadual.

O núcleo foi implantado na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, no bairro Japiim, zona sul de Manaus. Por meio do Nise, o Sistema Integrado de Monitoramento interliga às câmeras de segurança das escolas com a inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), polícias Civil e Militar.

O Superintendente da Abin no Amazonas, Edwin Lang, explicou que a integração entre os órgãos do Governo Federal e estadual, permitiu que situações de violência no ambiente escolar fossem evitadas nas escolas aqui no Amazonas e em outros estados do Brasil.

“Uma das missões da Abin é ser o órgão organizador do Sistema Brasileiro de Inteligência. E nessa capacidade, a Abin forneceu todo o apoio que foi possível durante a crise de segurança escolar”, explicou o superintendente.  

No Amazonas, desde a implantação do Nise, as ações de segurança escolar têm se tornado referência. Segundo o coordenador do núcleo, o delegado da Polícia Civil Denis Pinho, o Nise é pioneiro no Brasil.

“O Nise foi criado de forma pioneira pelo Governo do Amazonas e tem contribuído com a educação e com a segurança escolar no geral. Hoje, receber a visita da Abin demonstra o reconhecimento e a importância do trabalho da inteligência no âmbito escolar”, enfatizou o delegado. 

Eficiência

Desde a implantação do núcleo, em abril deste ano, o Nise, com o apoio das Forças de Segurança do Estado e da ação de Inteligência, coibiu mais de 140 ameaças de ataques à escolas. Além disso, identificou e apreendeu 89 adolescentes, na capital e interior, envolvidos na propagação de ameaças de ataques a escolas. 

Nise 

Instituído por meio da Portaria GS nº 311, de 10 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), o Nise tem como objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação, bem como contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

O núcleo integra o plano de ações do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar. Além da Educação, estão no comitê as Secretarias de Estado de Educação e Desporto, de Governo (Segov) e de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai); e as Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.Casa Civil, Casa Militar e Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Saúde (SES) e de Comunicação (Secom), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A sala do Nise é composta por dez profissionais da Secretaria de Educação e SSP, com a participação das Polícias Civil e Militar e da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai).