Início » Aberto edital de credenciamento do segundo lote para realização de eventos culturais no Teatro Amazonas 
cultura

Aberto edital de credenciamento do segundo lote para realização de eventos culturais no Teatro Amazonas 

FOTOS: Michael Dantas /Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Pessoas físicas ou jurídicas podem concorrer às 10 datas disponíveis para realização de eventos culturais no Teatro Amazonas, entre os meses de setembro a novembro. A porta de entrada é o edital nº 01/2023 que prevê o Credenciamento Público para Autorização Gratuita de Uso do Teatro Amazonas para Realização de Eventos Culturais no Ano de 2023. As inscrições são gratuitas, até o dia 25 de maio, e devem ser feitas pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), na aba “editais”. 

Conforme o edital, cada proponente tem direito apenas a uma inscrição. O resultado será divulgado no dia 30 de junho, no mesmo portal da Cultura. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a proposta do edital de credenciamento de eventos no Teatro Amazonas é incentivo aos fazedores de cultura e às instituições, no sentido de fomentar a indústria de entretenimento do estado. 

“O Teatro Amazonas apresenta um calendário anual de eventos com algumas janelas disponíveis para que produtores e artistas possam inscrever seus projetos de várias linguagens, desde o audiovisual, teatro, dança até produções circenses e espetáculos de artistas locais e nacionais”, disse o secretário. 

O primeiro lote de vagas, lançado em fevereiro deste ano, correspondeu aos meses de junho a agosto. 

Edital 

Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, instituições, produtores, artistas locais e nacionais. Os interessados devem preencher todos os itens obrigatórios no site (Ficha de Inscrição, Projeto e Roteiro), anexar os documentos solicitados, além de cumprir os prazos estabelecidos. O edital prevê ainda que o evento, com autorização gratuita do teatro, deve ter entrada franca ou com preço popular. 

As propostas serão analisadas pela Comissão de Habilitação, formada por servidores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela Comissão de Curadoria, composta por artistas renomados, nomeados por Portaria pelo gestor da pasta. 

Mais informações sobre o edital, prazos e recursos, disponíveis no site do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).