Início » Senado desarquiva projeto que propõe incentivos fiscais para produtores rurais da Amazônia
Política

Senado desarquiva projeto que propõe incentivos fiscais para produtores rurais da Amazônia

Arquivado no final da legislatura passada, um Projeto de Lei que trata da concessão de incentivos fiscais e econômicos a produtores rurais da Amazônia Legal, foi “desengavetado” pelo plenário do Senado Federal, que aprovou requerimento do senador Zequinha Marinho, do Pará (PL).
Em abril de 2019, essa matéria chegou a ser aprovada na Comissão de Reforma Agrária (CRA) sob relatoria de Zequinha Marinho mas, conforme previsão regimental, precisou ser arquivada, com o fim da legislatura de 2022.
Esse PL foi apresentado pelo então senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e prevê incentivos para produtores rurais “que promovam a preservação, a conservação ou a recuperação da cobertura florestal em seus imóveis rurais (PLS 376/2017)”.

Isenções e benefícios

O Projeto de Lei altera diversas leis para conceder benefícios aos produtores rurais da região amazônica, entre os quais a possibilidade de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de máquinas e veículos utilitários; e a de abatimento do Imposto de Renda (IR), para pessoas físicas e jurídicas, em razão da aplicação de recursos na recuperação de áreas degradadas. O projeto também prevê o recebimento de compensação financeira pela prestação de serviços ambientais.

De Portal ÚNICO.