Início » Wilson Lima destaca que hospital Francisca Mendes zerou a fila de cirurgias cardíacas pediátricas
Destaque

Wilson Lima destaca que hospital Francisca Mendes zerou a fila de cirurgias cardíacas pediátricas

Governador do Amazonas entregou à Fundação Cecon, nesta segunda-feira, moderno equipamento para diagnóstico precoce de câncer

O governador Wilson Lima destacou, nesta segunda-feira (17/04), que o Amazonas zerou a fila para cirurgias cardíacas pediátricas no Hospital Francisca Mendes, localizado na zona norte de Manaus e que é referência em atendimento de cardiopatias. Ele reforçou que o prazo médio para a realização desse procedimento em crianças e adolescentes agora é de 15 dias, após realizados os exames.

“É um tempo recorde. Nem no plano de saúde você consegue isso porque no plano de saúde você leva de 15 a 20 dias só para autorizarem a cirurgia. No hospital Francisca Mendes, a criança que chega necessitando de um procedimento desse, de uma cirurgia, em 15 dias a gente realiza todos os procedimentos de pré-operatório e em 15 dias ela já é operada”, disse Wilson Lima.

O governador ressaltou o resultado após entregar, também nesta segunda-feira, um novo e moderno equipamento endoscópico à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O aparelho permite diagnosticar o câncer do trato digestivo de forma precoce, além detectar as lesões precursoras, antes que evoluam para um câncer.

Além do governador, estiveram presentes na Fundação Cecon o deputado federal Amon Mandel; os deputados estaduais Delegado Péricles e Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas. Também participaram do evento o secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad; o diretor da Fundação Cecon, mastologista Gerson Mourão; e a médica ginecologista e gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira.

“Esse é um aparelho de última geração, todo digital e que também possibilita pequenos procedimentos. É um avanço muito grande; desconheço qualquer hospital particular aqui na região que tenha um equipamento como esse. E a Saúde não para, estamos sempre trabalhando e o governador Wilson Lima, com seu dinamismo, consegue cada dia mais melhorar o atendimento da população”, ressaltou o secretário Anoar Samad.

Em meados de março, o governador Wilson Lima entregou a ampliação da capacidade instalada da FCecon para realização de cirurgias, que agora possui nove salas, e de quimioterapia, cuja capacidade de atendimento passou de 90 pacientes por dia para 160, um aumento de quase 100%. Foram incorporados ainda ao quadro de funcionários 12 enfermeiros e 31 técnicos de enfermagem.

Funcionamento

A FCecon é o primeiro hospital do Governo do Amazonas, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a oferecer exames com equipamento entregue hoje e que foi adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado Delegado Péricles, da ordem de R$ 1 milhão. O aparelho será utilizado em pacientes já em tratamento de outros tipos de câncer e que tenham indicação médica para o exame.

O equipamento endoscópico possui a tecnologia de alta definição com Magnificação e Cromoendoscopia, que são recursos que melhoram a visualização da superfície das lesões suspeitas, possibilitando a ressecção pela endoscopia. Com o aparelho, é possível remover lesões malignas em fase inicial e pré-malignas durante os exames de endoscopia digestiva alta (pela boca) e colonoscopia (pelo reto).

A utilização do equipamento endoscópico possibilita o diagnóstico precoce dos cânceres de esôfago, estômago, intestino grosso (cólon) e reto, e tem como resultado principal a diminuição na mortalidade e melhoria da qualidade de vida do paciente. Além disso, reduz o gasto de recursos financeiros com a realização de cirurgias mais complexas, gerando economia para o estado.

Casos de câncer

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar 300 casos de câncer colorretal no ano de 2023. A doença é a quarta mais incidente em homens e a terceira em mulheres no Estado. Já para o câncer de estômago são estimados 440 casos neste ano. A doença é a segunda mais comum nos homens e uma das cinco mais comuns em mulheres amazonenses.

Outras melhorias 

Em 2022, o Centro Cirúrgico da FCecon e a Central de Material Esterilizado (CME) foram revitalizados com um investimento de mais de R$ 6,4 milhões. Para este ano, estão em obras avançadas o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que funcionará anexo à FCecon e será um hospital exclusivo para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero, que são causadas por inflamações persistentes de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).