Início » Milei convida Lula para posse e sinaliza permanência da Argentina no Mercosul
Destaque Política

Milei convida Lula para posse e sinaliza permanência da Argentina no Mercosul

Diana Mondino, futura chanceler da Argentina em reunião com Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei formalizou convite para sua posse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que acontece no dia próximo dia 10. A postura de Milei, que apesar de também ter convidado o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro para o evento, evidencia possível mudança de postura em relação à retirada da Argentina do Mercosul. Os ataques intensos da campanha cedem lugar a palavras mais ponderadas, inclusive elogios ao líder brasileiro e ao bloco comercial.

Durante sua campanha vitoriosa, Milei lançou ataques diversos contra Lula, assegurando que jamais dialogaria com o brasileiro ou estabeleceria acordos com o Brasil, argumentando que era governado por um ‘esquerdista’, ‘ladrão’ e ‘comunista’, em suas palavras. Além disso, enfatizou repetidamente a necessidade de ‘eliminar’ o Mercosul, alegando que causaria danos significativos aos ‘cidadãos de bem da Argentina’.

Entretanto, em uma reunião realizada nesse domingo (26) com o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, entregou formalmente o convite para Lula comparecer à posse de Milei. Além disso, ela indicou de forma positiva o apoio de seu país à conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

“Antes que me perguntem, estamos discutindo a importância de assinar o acordo Mercosul-União Europeia o mais rápido possível, e eventualmente estender isso a outros países, como Singapura”, afirmou Mondino após o encontro com Mauro Vieira