Início » Presidente da Fiocruz Amazônia busca recursos federais em Brasília
Amazonas

Presidente da Fiocruz Amazônia busca recursos federais em Brasília

Com uma extensa agenda de reuniões em Brasília esta semana, a presidente da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, vai pleitear recursos financeiros para investimentos em 11 projetos na área de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino. O destaque é para o curso de mestrado em Saúde Coletiva da instituição na formação de sanitaristas indígenas no Alto Solimões, na região da tríplice fronteira.

A pesquisadora vai se reunir com parlamentares do Norte como os deputados federais Airton Faleiro (PT-PA), Gabriel Mota (Republicanos-RR) e Silvia Cristina (PL-RO), além do senador Eduardo Braga (MDB) na tentativa de buscar emendas federais para os projetos de pesquisa da instituição.

Reuniões

Benzaken vai ter reuniões, ainda, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência e Tecnologia, e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação e, ainda nesta terça-feira (18), à noite, tem encontro agendado com a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente.

Projetos

Outros projetos para os quais Benzaken busca recursos são para modernização de laboratórios, como o da plataforma genômica da Fiocruz Amazônia com a aquisição de um espectrômetro de massas de alta resolução e massa exata, por exemplo. “Nossa intenção com a agenda é apresentar a Fiocruz Amazônia e algumas das suas demandas no tocante a pesquisas e melhoria da infraestrutura da unidade. Importante destacar que estamos localizados estrategicamente na Amazônia e com atuação em diversas áreas, como saúde coletiva, vigilância genômica, arboviroses, one health e melhoria da qualidade de atendimento do Sistema Único de Saúde, por meio da qualificação dos profissionais que atuam na gestão e nas atividades de campo”, disse a pesquisadora.

Com informações do Portal ÚNICO.