Início » Feiras de Produtos Regionais da ADS em Manaus facilitam dia a dia de moradores e ajudam a criar bom hábito alimentar
Amazonas Economia

Feiras de Produtos Regionais da ADS em Manaus facilitam dia a dia de moradores e ajudam a criar bom hábito alimentar

As feiras são realizadas de terça-feira a domingo, com 11 edições em diferentes zonas da capital

As feiras de produtos regionais, promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), oferecem acesso a alimentos frescos e saudáveis com uma variedade de produtos regionais como hortifruti, pescado, artesanato, floricultura, entre outros. As edições acontecem em espaços organizados em diferentes zonas de Manaus.

Toda terça-feira (18/04), a dona de casa Jaurícia Loureiro, 69, percorreu alguns minutos para chegar até uma dessas feiras da ADS, localizada no estacionamento do Shopping Ponta Negra, zona oeste da cidade. Além da localização, a aposentada afirma que produtos frescos e regionais são os melhores atrativos.

“É super prático! O local é bom e seguro. Tem coisas naturais, orgânicas, tem todos os produtos regionais, peixe bom, verduras e frutas também” destaca Jaurícia.

Outro ponto que merece destaque, é que as feiras da ADS apresentam produtores locais, o que incentiva a promover a economia local e a apoiar os pequenos negócios. Além disso, elas ajudam a criar um senso de comunidade, onde as pessoas se encontram e interagem enquanto fazem compras.

“Eu venho porque é perto da minha casa e depois comecei a fazer amizade. Então, eu tenho uma amizade aqui com o pessoal da banca. Tem a Claudinha, o esposo, o seu Jorge. Tem a Carol. A gente acaba se tornando amigo. Eu compro nesta banca aqui porque eu sei que é direto do produtor. Então eu prestigio os produtores” relata a aposentada Corina Medina, de 68 anos.

Para a Sidânia Caprini, os alimentos vendidos nas feiras da ADS são mais acessíveis do que os vendidos em supermercados. É o que atrai a enfermeira para a feira do Shopping Manaus Plaza, na avenida Djalma Batista, toda quarta-feira.

“A gente gosta de tudo, mas a gente vem curtir a qualidade e o preço é bom. A gente para pra comer, passear, olhar as coisas, para conhecer pessoas e comprar o que a gente precisa toda semana. É bom você ter uma feira completa. Os mercados são mais caros, estão mais longe e o preço está muito mais em conta aqui” enfatizou a enfermeira.

Lista de Feiras da ADS em funcionamento em Manaus

As Feiras de Produtos Regionais da ADS garantem a comercialização de parte da produção rural do estado e geram benefícios para cerca de 600 famílias de produtores rurais e agricultores familiares. As edições funcionam de terça-feira a domingo, em espaços com áreas estruturadas pelo Governo do Amazonas em diferentes zonas da capital.

Terça-feira, das 14h às 19h

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada;

Sumaúma Park Shopping, avenida Noel Nutels, Cidade Nova.

Quarta-feira, das 15h às 19h

Shopping Ponta Negra, avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra.

Quinta-feira, das 14h às 19h

Praça de Alimentação do Dom Pedro, rua José Bonifácio;

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada.

Sábado, das 5h às 11h

Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, Crespo;

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade Nova;

Comando Geral da Polícia Militar, rua Benjamin Constant, Petrópolis (das 5h às 10h);

Zona rural: Rodovia AM 0-10, km 29 – sentido Rio Preto da Eva.

Domingo, das 6h às 12h

Estacionamento da praia da Ponta Negra, bairro Ponta Negra;

Zona rural: Rodovia AM 0-10, km 29 – sentido Rio Preto da Eva.