Início » Expectativas associadas à indústria da construção melhoram
Notícias Corporativas

Expectativas associadas à indústria da construção melhoram

Segundo o relatório, mesmo considerando este recuo, os indicadores permanecem acima da linha média dos 50 pontos, indicando, de acordo com o conteúdo publicado

Em recente publicação realizada pelo Portal da Indústria através do estudo Sondagem Indústria da Construção referente ao mês de novembro de 2023, houve uma redução em todos os índices de expectativas associados à indústria da construção na transição de outubro para novembro. Segundo o relatório, mesmo considerando este recuo, os indicadores permanecem acima da linha média dos 50 pontos, indicando, de acordo com o conteúdo publicado na análise citada, uma perspectiva de otimismo menos acentuado e abrangente para os próximos seis meses.

Ainda segundo o relatório publicado, o índice que mede as expectativas dos empresários em relação ao nível de atividade registrou 52,8 pontos, representando uma diminuição de 1,6 ponto em comparação a outubro deste ano. Sobre os dados que se referem ao índice de expectativa referente a novos empreendimentos e serviços teve uma queda de 2,6 pontos, alcançando 51,1 pontos em novembro. No entanto, nota-se que ambos os índices permanecem acima do nível observado em novembro de 2022.

No que concerne às expectativas relacionadas à aquisição de insumos e matérias-primas, houve uma diminuição de 1,5 ponto na transição de outubro para novembro, chegando a 51,6 pontos. Quanto ao índice que mensura as expectativas em relação ao número de empregados, o relatório aponta que houve uma redução de 1,3 ponto, atingindo 51,8 pontos no mesmo período.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia na construção civil Franquia Trans Obra afirma que as reduções nos índices de expectativas, mostram que todos devem permanecer alertas, pois os valores apresentados estão bem próximos da faixa central de 50 pontos. “Claro que existe preocupação por parte de empresários com a economia e o caminho que a indústria da construção vai seguir no próximo ano, porém os valores ainda estão acima da faixa de 50 pontos, mas isso não significa que os empresários do setor fiquem pessimistas, principalmente com os dados apresentados”.

No relatório divulgado é possível verificar também dados referentes ao mês de novembro de 2023, sobre o índice que mede a intenção de investimento na indústria da construção, que registrou um avanço de 0,6 ponto em comparação a outubro de 2023, atingindo a marca de 43,4 pontos. Este aumento, segundo a publicação, representa uma interrupção em uma sequência de três declínios consecutivos do indicador.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio, afirmou que o resultado apresentado sobre a intenção de investir permanecer em um patamar relativamente elevado é muito positivo para o setor da indústria da construção. “Com o índice acima da média histórica de 37,1 pontos, vemos que muitos empresários possuem confiança no setor a ponto de, mesmo com dados negativos apontados sobre as expectativas, a intenção de investimento está elevada”.