Início » Estudantes da rede estadual avançam para nova fase do concurso ‘Faça Bonito’
Destaque Educação

Estudantes da rede estadual avançam para nova fase do concurso ‘Faça Bonito’

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Ao todo, 436 estudantes, da capital e do interior, garantiram suas inscrições e estão concorrendo com desenhos e poesias

Mais de 430 alunos da rede estadual de ensino se inscreveram no concurso “Faça Bonito” e participaram da primeira fase do processo. Com o tema “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”, o concurso consiste em duas modalidades: produção de “Desenhos” e “Poesias”, voltadas à prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A iniciativa é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, tendo apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11 AM/RR), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR) e Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas).

Seleção Interna

O concurso está dividido em três fases: interna, municipal e estadual. Ao todo, foram inscritos 233 alunos na categoria “Poesia” e 203 na categoria “Desenho”. Estudantes das escolas públicas da capital e do interior estão participando. Na primeira fase, cada escola elegeu dois representantes, sendo um por modalidade. Conforme o edital, os trabalhos selecionados devem ser enviados pelas escolas ou coordenadorias de educação até o dia a próxima segunda-feira, 17/04.

Escola Benício Leão

Quem já está garantida para a segunda fase da disputa é a estudante Sofia Darla, de 10 anos, aluna da Escola Estadual Professor Benício Leão, localizada na zona sul de Manaus. A representante falou sobre a sua experiência em competições e destacou o apoio da professora no ato da sua inscrição. Desenhar é uma das paixões da pequena Sofia.

“A professora falou que eu iria participar de um concurso de desenhos que tinha o primeiro, segundo e terceiro lugar. No primeiro concurso que eu participei, ganhei o terceiro lugar. No outro, ganhei o segundo lugar, agora eu estou participando de novo para tentar o primeiro lugar”, disse Sofia, uma das representantes da escola.

Estímulo

Na EE Professor Benício Leão, desde o 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos são incentivados a participar de competições como concursos de cartas, concurso do Ministério Público do Trabalho (MPT) e, agora, o “Faça Bonito”.

Abordando o assunto de forma cuidadosa e sensível com os alunos, a gestora da escola, Luciele Oliveira, explicou a importância da participação nos concursos e do estímulo às crianças. Segundo a gestora, a escola também é motivada pela Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2) a estar sempre participando dessas atividades, incentivando às inscrições dos alunos.

“A nossa escola tem tradição de participar desses desafios. Ano passado, em outro concurso, participamos e fomos premiados. A gente vê talento de todas as formas. O desenho é inerente às crianças, elas gostam de desenhar. Incentivando e repassando a temática, elas colocam a ideia no papel”, explicou a gestora.

Faça Bonito

Com o objetivo de estimular a criação de desenhos e poesias por crianças e adolescentes da rede pública de ensino, o concurso é realizado em todo o país com a temática “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”.

Participam do concurso alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual, sendo: do 1º ao 5º ano na modalidade desenho e do 6º ao 9º ano na modalidade poesia.

Com informação da assessoria.