Início » Câmara Municipal de Maués promove a 3° edição do Programa do Parlamento Jovem
Política

Câmara Municipal de Maués promove a 3° edição do Programa do Parlamento Jovem

Serão premiados os Jovens Parlamentares que apresentarem os 03 melhores Projetos de Leis e conforme o resultado também serão premiadas as 03 Escolas melhor classificadas, com valores em Dinheiro e Materiais Permanentes.


O Parlamento Jovem Mauesense é uma iniciativa da Câmara Municipal de Maués por meio das Resoluções Legislativas nº 091/2021 e
nº 099/2022, de autoria do Vereador Rodrigo Corrêa Bentes (PSC), e tem como objetivo a participação e conscientização de jovens e adolescentes sobre a importância do Poder Legislativo, permitindo aos jovens estudantes vivenciar as funções e a rotina de um vereador, abrindo diálogos e discussões acerca de temas gerais ligados ao Município de Maués, como: inclusão educativa, diversidade de raça, etnia, gênero, integração regional e trabalho, melhoria da saúde e educação, sistema de saneamento básico, agricultura, pecuária, meio ambiente, sistema de abastecimento d’água, cultura e turismo, esporte e lazer, desenvolvimento sustentável, assuntos indígenas, defesa do consumidor, direitos humanos e participação cidadã.

QUEM PARTICIPA

Participam do programa adolescentes de 5ª à 9ª série do Ensino Fundamental e de 1ª à 3ª série do Ensino Médio das Escolas Municipais, Estaduais e Federais. Em cada grupo, os estudantes que atuam no papel de Vereadores serão escolhidos e indicados pelos alunos e professores de cada escola. Os demais alunos participam investigando a realidade, levando aos Vereadores escolhidos os problemas da comunidade, ajudando na elaboração das Proposituras e assistindo na plateia a sessão simulada.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições acontecerão no período de 01 a 15 de junho de 2023 junto à Coordenação Geral do Programa para participação dos alunos das 08 escolas convidadas: Escolas Municipais Francisco Canindé Cavalcante e Salum de Almeida; Escolas Estaduais Profª Maria da Graça Nogueira, Prefeito Donga Michiles, Santina Felizola, São Pedro e Walton Rodrigues Bizantino; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFAM/Campus Maués.

DA SESSÃO SOLENE E PREMIAÇÃO

O início do Programa Jovem Mauesense acontecerá no dia 09/08/2023 – Quarta Feira, às 9:00hs, com a Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal de Maués, onde os Jovens Parlamentares irão se apresentar e argumentar sobre o Dia Nacional da Juventude e serão realizadas ao todo 04 Sessões do Programa de acordo com o Cronograma de Atividades. Serão premiados os Jovens Parlamentares que apresentarem os 03 (Três) melhores Projetos de Leis e conforme o resultado também serão premiadas as 03 Escolas melhor classificadas, com valores em Dinheiro e Materiais Permanentes.

Com informações da assessoria.