Início » Governo do Amazonas escoa 184 toneladas de produtos por meio do programa Balcão de Agronegócios
Economia

Governo do Amazonas escoa 184 toneladas de produtos por meio do programa Balcão de Agronegócios

FOTO: Yasmim Negreiros/ADS

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), auxiliou o escoamento de 184,6 toneladas de produtos alimentícios nos primeiros três meses do ano. Somente em março, foram 62 toneladas provenientes da capital e interior do estado entregues às redes de supermercados, gerando cerca de R$ 213 mil reais em recursos aos produtores.

No último mês, o jerimum ficou responsável pela maior fatia dos produtos comercializados com apoio do programa, representando mais de 18 toneladas do total. Entre outros itens estão abobrinha, couve, mamão, macaxeira, limão, polpa de cupuaçu e polpa de taperebá, castanha, tucumã, banana pacovã, queijo coalho e goma de tapioca.

A quantidade de produtos escoados nos primeiros três meses do ano soma mais de R$ 600 mil em recursos para os agricultores cadastrados e atendidos pelo programa nesse período. Os municípios atendidos pelo Balcão de Agronegócios no mês passado são: Presidente Figueiredo, Iranduba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaus, Manacapuru, Nova Olinda do Norte e Lábrea.

A intermediação das negociações entre produtores rurais e consumidores, privados ou governamentais é realizada pela ADS. “O programa possibilita a geração de emprego e renda e elimina o papel do atravessador no processo de comercialização da produção agrícola no Amazonas, sobretudo no interior do estado”, explica o coordenador do balcão de agronegócios, Mário Moura.  

Produtores rurais e individuais, associação, cooperativa e extrativistas interessados em participar do Programa Balcão de Agronegócios precisam realizar cadastro na sede da ADS, na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, bloco G, 1º andar, Ulbra, conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, zona sul de Manaus, com a carteira de produtor rural.