Início » 2ª edição do Circuito do Saber Pró-Saeb reúne famílias de estudantes da prefeitura da zona Norte
Destaque

2ª edição do Circuito do Saber Pró-Saeb reúne famílias de estudantes da prefeitura da zona Norte

a Prefeitura de Manaus realizou a 2° edição do projeto Acompanhamento Familiar Circuito do Saber Pró-Saeb.

Visando o desenvolvimento integral dos estudantes, a Prefeitura de Manaus realizou, na manhã deste sábado, 15/4, a 2° edição do projeto Acompanhamento Familiar Circuito do Saber Pró-Saeb. O evento ocorreu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Viviane Estrela, no bairro Lago Azul, zona Norte. A iniciativa é uma das cinco estratégias do programa Educa+Manaus, que tem a finalidade de desenvolver o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede de ensino. 

A ação reuniu mais de 160 estudantes do 5° e 9° ano do ensino fundamental, das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), gerenciadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte. Participaram as escolas municipais Gilberto Rodrigues dos Santos, Benjamim Matias Fernandes, Professora Silvia Helena Costa de Oliveira Bonetti, Anna Raymunda de Mattos Pereira Gadelha, Profª. Antônia Pereira da Silva e Desembargador Oyama Ituassu, além da unidade de ensino anfitriã. 

Coordenada pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), da Semed, a estratégia busca incentivar a participação dos familiares dos alunos, por meio de acompanhamento durante os dias letivos e de atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de cidadania.

“Todos estão bem animados. As famílias vieram em peso. Com esse projeto, queremos que as famílias se sintam pertencentes às escolas, porque às vezes observamos que se sentem integrados. Então, trazê-los para dentro da escola, mesmo em um sábado, é fundamental para esses pais. Hoje, é o dia dos estudantes tirarem as dúvidas, pois durante a semana eles já têm a sequência didática, 6° tempo e simulados”, detalhou o chefe da Dage, Luiz Oliveira.

Atividades

Os estudantes passaram por momentos de ações de caráter lúdico, como atividades de desenvolvimento motor e trabalho em grupo, além de aulas para aprimorar as competências e habilidades dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A atividade contou ainda com os serviços de corte de cabelo, massagem, esmaltação e design de sobrancelhas, bem como espaço kids para crianças de 3 a 5 anos.

A atividade também foi marcada por ações de assistência social com agendamentos para emissão de Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento.

Essa edição do projeto contou com a parceria das faculdades UniNorte, Fametro e Estácio do Amazonas, e com o apoio das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Saúde (Semsa) e da Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), além do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

Percepções 

A estudante do 9° ano, Antônia Manuela, 14 anos, da escola municipal Anna Raymunda, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, aprovou a manhã de ações pedagógicas. 

“Está sendo muito legal, já me diverti bastante. Gostaria que acontecesse esse projeto mais vezes. Estou participando do 6° tempo e simulados, de duas em duas semanas, para o Saeb. Tudo isso está ajudando bastante os alunos, principalmente aqueles com dificuldades nas matérias”, afirmou Antônia.

Para a autônoma Aline Farias, de 41 anos, mãe do estudante do 5° ano Sérgio Mariano, de 10 anos, do Cime Viviane Estrela, foi um momento único, por reunir orientações, reflexões e experiências em prol do desenvolvimento social, cultural e pedagógico dos alunos envolvidos.

“Essa ação é muito positiva. Gostei bastante, principalmente por ser algo voltado para os pais dos alunos. Eu sou bem participativa aqui na escola e vejo que cada vez mais descobrimos coisas diferentes para o desenvolvimento e o sucesso dos nossos filhos. Porque o sucesso deles, é o nosso”, elogiou a mãe.