Início » Em encontro com Amorim, Putin fez convite para Lula visitar a Rússia
Política

Em encontro com Amorim, Putin fez convite para Lula visitar a Rússia

Foto: Ramil Sitdikov/SPUTNIK/AFP e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para visitar o país. O Kremlin confirmou o convite nesta terça-feira, por meio do secretário de imprensa do presidente russo, Dmitry Peskov.

O convite foi feito durante a passagem do assessor especial internacional da Presidência da República, embaixador Celso Amorim, na semana passada. Na ocasião, o brasileiro se encontrou presencialmente com Putin para debater a guerra na Ucrânia. A viagem foi mantida sob sigilo.

— Realmente, tal reunião aconteceu. E posso dizer que na reunião se renovou e confirmou o convite ao Sr. [presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] para visitar a Rússia — disse Peskov em resposta a uma pergunta da agência russa TASS, durante uma conferência de imprensa.

Conversa com Amorim

O ex-chanceler detalhou ao GLOBO a conversa que teve com Putin. Segundo Amorim, Putin foi cordial, mas não deu indicativos de que um acordo de paz, ou mesmo um cessar-fogo, possa ocorrer em breve. Segundo informou, a viagem foi uma inciativa do governo Lula para avaliar as possibilidades de sucesso da proposta do Brasil de criar um grupo de países a favor da paz entre Rússia e Ucrânia.

— Não há uma solução mágica para a paz. Eles [os russos] não estão doidos aguardando alguém para resolver o problema, estão convencidos de que é difícil chegar a uma situação de negociação. Mas disseram apreciar as ações do Brasil — disse Amorim.

O assessor de Lula viajou com dois auxiliares e disse que Moscou “não parece a capital de um país em guerra”. A conversa com Putin, acrescentou, durou uma hora e ocorreu “num ambiente descontraído”.

De O Globo.