Início » Lula reafirma controle do Bolsa Família e confronta cobiça do Centrão
Política

Lula reafirma controle do Bolsa Família e confronta cobiça do Centrão

Roberta Aline/MDS

O presidente Lula rejeita a entrega do Ministério do Desenvolvimento Social ao Centrão. O PP manifestou interesse na pasta, buscando aderir à base governista. Com um orçamento de R$ 273 milhões, o ministério é responsável pelo renomado programa Bolsa Família, que beneficia mais de 20 milhões de brasileiros com um pagamento mensal de R$ 705,40. Essa é uma das principais realizações do governo petista.

— Esse ministério, é um ministério meu. Esse ministério não sai. A Saúde não sai. Não é o partido que quer vir para o governo que pede ministério. É o governo que oferece o ministério. É só fazer uma inversão de valores. No momento certo nós vamos conversar. Da forma mais tranquila possível, não quero conversa escondida, não quero conversa secreta — disse Lula em entrevista à TV Record.

Uma ala do Palácio do Planalto passou a discutir a possibilidade de troca do ministro Wellington Dias por avaliarem que uma futura reforma ministerial para abrigar partidos do Centrão deverá mexer no comando de ministérios que atualmente são escolha da cota pessoal do presidente ou do PT. Dentro dessa lógica, Dias seria um dos candidatos a ser substituído.

Outros auxiliares, no entanto, já enxergam com certo ceticismo que o presidente ceda uma das principais bandeiras do seu governo, o combate à fome e à miséria, aos novos aliados do Centrão. Um dos conselheiros mais próximos do presidente ouvido pelo GLOBO, afirma que a chance de Lula ceder o comando do Bolsa Família ao Centrão é “zero”, já que a áreas social, assim como saúde e educação, são a cara de políticas públicas elaboradas pelo PT.

De O Globo.