Início » Em Brasília, pesquisadoras do Amazonas participam de treinamento de projeto para prevenção ao câncer de colo uterino
Amazonas

Em Brasília, pesquisadoras do Amazonas participam de treinamento de projeto para prevenção ao câncer de colo uterino

Pesquisadoras da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participam, nesta semana, de um treinamento para o projeto Manejo do Risco de Câncer Cervical (Marco), na Fundação Oswaldo Cruz – Brasília, no Distrito Federal. O estudo é um acordo de cooperação internacional entre o Ministério da Saúde (MS) e o National Cancer Institute (NCI/NIH) dos Estados Unidos.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Torres, e a pesquisadora Heidy Hallana Rondon participam do treinamento.

Projeto

Nesta quarta-feira (29/03), o projeto foi lançado oficialmente, em Brasília. Ao todo, 20 mil mulheres devem fazer parte da pesquisa, que busca avaliar a presença de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV), causador do câncer de colo uterino, em amostras autocoletadas.

O Amazonas faz parte do estudo através da FCecon, que é um centro colaborador do projeto e sedia a coordenação local. Dez mil mulheres em Manaus farão a coleta de material.

“O projeto Marco é uma parceria internacional que busca encontrar ferramentas mais eficazes para a prevenção do câncer de colo de útero, câncer mais frequente entre as mulheres do Amazonas. Sem dúvida, é uma grande honra e oportunidade para o nosso estado poder participar desta relevante pesquisa através da Fundação Cecon”, disse o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

Escolha

O projeto Marco é realizado em nove países, entre eles o Brasil. Segundo a pesquisadora do NCI, Ana Cecília Rodriguez, o projeto Marco é importante não só para o Brasil, mas para o mundo e o Amazonas foi escolhido devido ao grande número de casos da doença. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de 610 casos por ano.

“Este é um esforço muito grande e tem necessitado da colaboração de entidades estatais, como as secretarias Estadual e Municipal de Saúde e a Fundação Cecon. Incluir Manaus nesta investigação é de vital importância, porque nos permite avaliar esta ferramenta em uma região onde temos muitos casos de câncer de colo de útero e comunidades distantes”, disse Rodriguez.

Estratégias

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece às mulheres o exame preventivo (Papanicolau), onde as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório.

O ‘Marco’ utilizará como ferramenta um dispositivo de autocoleta de amostras cervicovaginais. A própria mulher coletará amostras na vagina de forma simples e indolor. Esse dispositivo já foi utilizado em outros países, como a Austrália, onde teve resultados promissores.

“Esse material será analisado para a realização dos testes de genotipagem expandida do HPV. A partir disso, será feita a análise de triagem por citologia em meio líquido, comparada com a citologia em meio convencional, que o SUS oferece”, explica Kátia Torres.

No projeto Marco, as mulheres que tiverem a presença de HPV oncogênico serão encaminhadas para o exame de colposcopia, biópsia (se necessário) e tratamento das lesões precursoras de câncer de colo uterino através da cirurgia de conização, se também for necessário. A cirurgia retira a parte doente do colo do útero, evitando a evolução para o câncer.

Referência

No Amazonas, a FCecon é unidade referência para as conizações e está em construção o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à Fundação.

As amostras colhidas das 10 mil mulheres em Manaus no projeto Marco serão avaliadas no Laboratório de Biologia Molecular da FCecon.