Início » IPAAM foi responsável por autorização para retirada de 56 árvores na av. Ephigênio Salles
Amazonas

IPAAM foi responsável por autorização para retirada de 56 árvores na av. Ephigênio Salles

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM foi o responsável pela autorização da retirada de 56 árvores e palmeiras do canteiro central da Avenida Efigênio Salles, na zona Centro-Sul de Manaus.

A execução de retiradas da árvores foi feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF.

Entre as espécies retiradas estão: Palmeira-imperial, Ipê-Rosa, Pau-pretinha, Castanhola, Laranjeira e Mangeira.

O motivo da retirada é para fins de requalificação da rede viária e implantação de passarela no trecho próximo ao Tribunal de Contas do Estado. De acordo com o documento homologado em abril deste ano pelo IPAAM, essa ação foi justificada como necessária para a instalação de blocos de concreto conhecidos como “dentes de dragão”, com o objetivo de dividir as pistas da Avenida.

No documento, o IPAAM pede ainda que seja feita a captura, coleta e o transporte de Fauna Silvestre encontrados nas espécies.

O corte de árvores em Manaus traz preocupações sobre o equilíbrio ambiental. A capital amazonense é a segunda capital menos arborizada do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas uma em cada quatro casas possui ao menos uma árvore plantada próximo, o que representa apenas 25,1% da habitação da cidade.

Com informações de BandNews Difusora